Menu

Introdução

O leite materno é um alimento insubstituível e fundamental não só para o crescimento e desenvolvimento do lactente, mas também para a saúde da mãe1. Os seus benefícios, quer para a família, quer para a sociedade em geral, estão bem documentados na literatura2.

Atendendo a que a idade pediátrica se prolonga até aos 18 anos, é frequente na consulta de Alergologia Pediátrica serem colocadas questões quanto à segurança dos fármacos prescritos e o aleitamento materno.

História Clínica

Risco dos fármacos e aleitamente materno

De uma forma geral, na ausência de uma contra-indicação absoluta ao aleitamento materno, quase todos os fármacos são compatíveis e seguros, fazendo com que o benefício do aleitamento supere em larga medida o risco de complicações para o recém-nascido e para a mãe.

No caso particular da Alergologia Pediátrica, os fármacos com perfil de segurança mais desfavorável englobam os anti-histamínicos de primeira geração (pelo risco de sedação e de redução láctea) e os descongestionantes nasais (devido a efeitos cardiovasculares e irritabilidade, e pela absorção irregular pela mucosa nasal)2,3.

Relativamente aos broncodilatadores, deve ser preferida a via inalatória a outras formas de administração.

No caso particular dos corticóides, deve ser administrada a dose mínima eficaz, preferencialmente por via inalada (no caso de ser imprescindível a via oral, a sua toma deverá ocorrer 4 horas antes da amamentação), e cuidados de limpeza da mama devem ser implementados no caso de aplicação tópica de pomadas contendo estas substâncias.

Por fim, dada a escassez de estudos em idade pediátrica relativamente à idade adulta quanto a muitos destes fármacos, é questionado um risco associado ao aleitamento, mais por falta de evidência inequívoca do que pelo seu perfil de segurança. Nestes casos, e sempre que possível, deve ser procurada uma alternativa terapêutica dentro do mesmo grupo farmacológico.

A tabela seguinte pretende sumariar o risco de alguns fármacos prescritos em Alergologia Pediátrica em Portugal para o aleitamento materno.

Bibliografia

  • World Health Organization. Health Topics: Breastfeeding; 2018; updated jan 2020; accessed 13 january 2020. Available from https://www.who.int/topics/ breastfeeding/en;
  • E-lactancia.org. APILAM: association for promotion of and cultural and scientific research into breastfeeding; 2002 updated 11 jan 2020; accessed 13 January, 2020. Available from http://e-lactancia.org;
  • APILAM: association for promotion of and cultural and scientific research into breastfeeding. Lactancia y medicamentos: una compatibilidad casi siempre posible; last updated 24 may 2018; accessed 13 january 2020.Available from https://apilam.org/documentos-apilam;
  • Grupo de Trabalho do Prontuário Terapêutico, Ministério da Saúde. Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento - Prontuário terapêutico Online. INFARMED. Lisboa 2016. Disponível em URL https://app10.infarmed.pt/prontuario/index.php prontuário, acesso em 31 de Janeiro de 2020.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail