Menu

Introdução

Definição

O termo Síndrome de Stress Tíbial Medial (MTSS) traduz uma lesão de sobrecarga (carga cíclica) muito frequente na população fisicamente activa.

É uma situação complexa, comum em atletas e militares, que consiste em dor ao longo do terço inferior da tíbia, induzido e agravado pelo exercício físico, com dor à palpação da tíbia ao longo de pelo menos 5 cm. Trata-se de um sintoma que frequentemente impede um atleta de correr.

Epidemiologia

MTSS é a condição que mais frequentemente causa dor nos membros inferiores em atletas. É muito prevalente entre militares, atletas de corrida e praticantes de dança, apresentando uma incidência de 4 a 20% entre esta população.

Etiologia - Causa

MTSS é uma lesão comum na população activa e é resultado de um conjunto de factores biomecânicos e relacionados com o estilo de vida.

Factores intrínsecos que contribuem para estas lesões são factores biomecânicos individuais como mal-alinhamentos, desequilíbrio muscular, má flexibilidade, fraqueza e instabilidade (laxidão ligamentar). Um dos factores de risco mais demonstrado é a história prévia de MTSS. O sexo feminino é o mais afectado.

 As lesões resultam mais frequentemente, de mudanças no modo, intensidade e duração dos treinos, associado à falta de repouso, e tem um caracter cumulativo, antes do aparecimento dos primeiros sintomas.

Sinais e sintomas

O sintoma predominante na MTSS é dor sentida sobre ou em redor da tíbia durante o esforço. Inicialmente pode ser sentida apenas no final de uma corrida, porém, com o agravamento, pode ocorrer mais cedo durante o exercício. Nos casos mais severos, a dor pode ser sentida apenas durante uma caminhada ou mesmo em repouso.

No caso da síndrome compartimental crónica, existe uma história de dores musculares (tipo cãibra) persistentes com o exercício físico e períodos assintomáticos em repouso, com agravamento dos sintomas ao longo do tempo. Os sintomas tendem a agravar progressivamente com o tempo e a melhorarem com o repouso e a redução ou cessação do exercício.

Tratamento

Programas de prevenção não aparentam diminuir a taxa de MTSS com excepção do uso de palmilhas de descarga nos militares e de ondas de choque que encurtaram a duração dos sintomas.
O tratamento conservador é quase sempre bem sucedido: repouso, gelo e um programa de caminhadas-corrida de aumento gradual de intensidade. O tratamento apropriado depende dos factores etiológicos individuais.

O tratamento cirúrgico está raramente indicado mas mostrou resultados promissores nos doentes com síndrome compartimental crónico que não responde às medidas conservadoras.

Evolução / Prognóstico

O Síndroma de Stress Tibial Medial  tem um bom prognóstico desde que seja feito um diagnóstico correcto e instituídas, o mais precocemente possível, as medidas de tratamento, seguidas de medidas preventivas das reincidências.

Prevenção / Recomendações

Erros de treino estão frequentemente associados a MTSS: uso inapropriado de calçado para o desporto, corrida em superfícies duras, aumento não gradual da velocidade ou distância percorrida. Todos estes factores aumentam a fadiga muscular e impedem que a reacção natural dos órgãos ao stress ocorra.

Os alongamentos e o fortalecimento muscular do membro inferior podem ser factores de prevenção uma vez que aumentam a absorção do impacto pelo músculo e previnem os efeitos da fadiga sobre o osso.

Adicionalmente, o uso correcto de calçado, uso de palmilhas de descarga e a modificação do plano de treino são indicadas para prevenção.

 

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail