Menu

Introdução

A Epilepsia é refractária, quando é resistente ao tratamento com medicamentos. A região cerebral afectada aumenta com o número de crises, resultando num maior dano cerebral. A remoção cirúrgica da região onde se origina a crise epiléptica – zona epileptogénica – pode ser uma solução em casos de Epilepsia Refractária Focal. Apesar de poder não eliminar as crises por completo, muitas crianças irão ter uma melhoria significativa.

É fundamental a correcta identificação da zona epileptogénica, para que seja removida, comprometendo ao mínimo o desenvolvimento cerebral da criança. A avaliação é feita por uma equipa de médicos de várias especialidades e, em alguns casos, são necessários exames da Medicina Nuclear (MN) para ajudar no diagnóstico.

Na crise, a perfusão (sangue) na zona epileptogénica aumenta, bem como o consumo de glicose (açúcar); o contrário ocorre entre as crises, o que permite encontrar a zona epileptogénica, através dos exames de MN.

Tipos de procedimentos / Principais indicações clínicas

Exames

Na epilepsia, os exames de MN realizados são a SPECT - Single Photon Emission Computed Tomography - de perfusão cerebral e a PET - Positron Emission Tomography - cerebral com um radiofármaco que permite avaliar o consumo de glicose. (1–3) Ajudam a localizar a zona epileptogénica, quer a Ressonância Magnética (RMN) encontre ou não uma alteração, e/ou quando os resultados dos outros exames forem discordantes.

A SPECT pode ser realizada durante a crise (ictal) ou entre crises (inter-ictal). A PET é, geralmente, realizada apenas no período entre crises (inter-ictal).

Em cada exame, é usada uma pequena quantidade duma substância radioactiva (radiofármaco), que é ajustada ao peso da criança e que não implica qualquer efeito secundário importante para esta, tanto a curto como a longo prazo, nem para os cuidadores.

É fundamental a colaboração entre a família da criança e as equipas médica e técnica para o sucesso destes exames.

Figura 1 - a) SPECT de perfusão ictal e b) PET com 18F-FDG de criança do sexo masculino, com 10 anos de idade e com epilepsia de início cerca de 6 meses antes.
[Imagens cortesia do Serviço de Medicina Nuclear do CHUC]

Glossário

Epilepsia Refractária – epilepsia resistente ao tratamento com medicamentos.
PET inter-ictal – Estudo de Medicina Nuclear que avalia o consumo de açúcar no cérebro, no período entre as crises epilépticas, com o objectivo de localizar a zona epileptogénica.
SPECT ictal – Estudo de Medicina Nuclear que avalia a distribuição do sangue no cérebro, durante uma crise epiléptica, com o objectivo de localizar a zona epileptogénica.
SPECT inter-ictal - Estudo de Medicina Nuclear que avalia a distribuição do sangue no cérebro, no período entre as crises epilépticas, com o objectivo de localizar a zona epileptogénica.
Zona epileptogénica – zona do cérebro onde têm início as crises epilépticas.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail