Menu

Introdução

Definição

A tripanossomíase americana, vulgarmente conhecida por Doença de Chagas ou Mal de Chagas, é causada pelo parasita Tripanosoma cruzi.

Frequência

Existe em vários países da América Central e do Sul, com elevada prevalência na Bolívia e no Brasil. Na referida região do globo terrestre estima-se em cerca de 8 a 10 milhões as pessoas afectadas por esta doença.

Devido às correntes migratórias, centenas de milhares de pessoas afectadas vivem actualmente fora do continente americano.

A Doença de Chagas causa aproximadamente 20 000 mortes por ano em todo o mundo.

Causa

O Tripanosoma cruzi é transmitido ao homem por um insecto, conhecido no Brasil por barbeiro, através das fezes que nele deposita enquanto faz a sua refeição de sangue.

O parasita penetra geralmente através das lesões provocadas na pele pela picada do referido insecto. A penetração pode também ocorrer através das mucosas.

Os outros possíveis meios de transmissão são: transfusão de sangue; de mãe para filho durante a gravidez; ingestão de comidas ou bebidas contaminadas; transplante de órgãos; exposição ocupacional em laboratórios ou em trabalhos nas florestas.

No corpo humano, o parasita multiplica-se dentro das células, invade os órgãos acabando por destruir, a longo prazo, os tecidos do coração e do aparelho digestivo.

O período que decorre entre a penetração do agente infeccioso e o aparecimento dos primeiros sintomas é, geralmente, de 5 a 14 dias. Mas nalguns casos pode durar meses.

Sinais e sintomas

Existem três fases distintas: aguda, latente e crónica.

A fase aguda, com sintomatologia em idade pediátrica, pode durar 1 a 3 semanas e é caracterizada por inchaço e dor no local da picada, dores musculares, manchas na pele, febre, falta de apetite, aumento do volume dos gânglios, baço e fígado, conjuntivite e inflamação à volta dos olhos, unilaterais (Sinal de Romaña - figs. 1 e 2) quando a entrada do agente infeccioso é por via ocular.

Fig.1 COLOCAR DESENHO 

Pode haver inflamação do coração ou do rim, e raramente, do cérebro, embora alguns infectados não apresentam manifestações da doença.

Após um período silencioso, que pode ser superior a 25-30 anos, cerca de trinta por cento dos infectados apresentam manifestações de doença crónica. Estas são consequência de lesões que se vão processando lentamente no esófago, cólon e coração e originam dificuldade em engolir, aspiração dos alimentos, pneumonia, prisão de ventre, distensão abdominal e perturbações cardíacas.

Tanto nos doentes agudos como nos crónicos pode ocorrer morte súbita por problemas cardíacos ou cerebrais.

O que fazer

Como confirmar a infecção

Na fase aguda: os parasitas podem ser observados, por microscopia, no sangue, líquido cefalorraquidiano e no aspirado de gânglio.

Na fase crónica: existem testes especiais fiáveis.

Doenças que se podem confundir com a Doença de Chagas:

  • Febre tifóide
  • Brucelose
  • Mononucleose infecciosa
  • Doença do Sono
  • Toxoplasmose
  • Doenças cardíacas provocadas por vírus ou por febre reumática.

Tratamento

Actualmente utilizam-se vários medicamentos. Mas nem sempre são eficazes e têm efeitos secundários consideráveis.

Evolução / Prognóstico

Se não for tratada, a doença é fatal.

Para minimizar as lesões crónicas provocadas pela Doença de Chagas é necessário apoio de várias especialidades - cirurgia, gastrenterologia, cardiologia e outras.

Prevenção / Recomendações

Educar e envolver toda a comunidade na prevenção, Mantendo vigilância apertada sobre todas as edificações e pulverizar imediatamente qualquer foco de infestação.

Proteger as habitações de entrada dos insectos transmissores, eliminando as brechas das paredes e coberturas, substituindo os telhados de colmo por chapas de zinco e colocando redes nas portas e janelas.

Combater os insectos transmissores por meio de pulverização, com insecticidas residuais adequados, de todas as casas e estruturas adjacentes e árvores (principalmente palmeiras) em que tenham sido detectados.

Viajantes em zonas endémicas devem evitar estadia em alojamentos precários e ingestão de alimentos e bebidas cuja segurança higiénica desconhecem.

Os bancos de sangue devem realizar análises para pesquisar eventual presença de Tripanosoma cruzi nos candidatos a dadores de sangue, que nasceram ou permaneceram em regiões onde este parasita é endémico. Todos aqueles que apresentam análises positivas não devem ser aceites como dadores.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail