Menu

Introdução

O que é uma prova de provocação oral?

As provas de provocação oral (PPO) são utilizadas para o diagnóstico de alergia alimentar. Podem ainda ser realizadas na suspeita de alergia a fármacos, podendo ser realizadas em qualquer idade.

Objetivos:

  • Confirmar uma possível alergia, expondo a criança ao alimento/fármaco suspeito da criança ser alérgica.
  • Determinar se uma alergia persiste ou foi resolvida.

O que fazer

Procedimento

  • A prova é realizada em ambiente hospitalar, habitualmente em hospital de dia, com acesso rápido a medicação de emergência caso esta seja necessária.
  • A prova é vigiada por um/uma enfermeiro/a e são monitorizados os sinais vitais (frequência cardíaca, tensão arterial, saturação de oxigénio) ao longo da prova. Caso necessário, um médico estará presente.
  • A prova inicia-se expondo o seu filho ao alergénio em estudo. Poderá ser necessária realizar um contacto labial com o alergénio durante 2 minutos e posterior observação durante os 30 minutos seguintes, antes do início da prova.
  • A prova deverá ser iniciada com doses baixas o suficiente para não desencadear uma reacção e esta deverá ser aumentada de forma gradual e progressiva, com intervalos entre 15/30 minutos até 2 horas de forma a alcançar uma dose cumulativa final equivalente à quantidade ingerida numa refeição normal ou uma dose de uma toma habitual do fármaco.
  • A duração média das PPO’s são 6h.
  • Após a administração da última toma, o seu filho deverá ficar um período de vigilância que poderá variar entre 2h a 6h ou superior. É importante relembrar que no casos de suspeita de alergia a fármacos, por vezes ocorrem reacções tardias, ou seja, os sintomas surgem vários dias após o início da toma. Nestes casos, caso o seu médico lhe indique, deverá continuar a toma do fármaco durante os dias subsequentes, no seu domicílio. (Exemplo: se o seu filho teve uma reação no quarto dia de antibiótico, a duração da prova poderá ter de ser de 4 dias).
  • Em cada prova é testado apenas um possível alimento/fármaco que cause alergia. Caso o seu filho tenha múltiplas alergias, deverão ser agendadas outras provas em dias diferentes de forma a não confundir o resultado da prova.  
  • Uma prova negativa, ou seja, uma prova que decorre sem existir uma reacção alérgica, exclui a suspeita. Nesse caso o alimento testado deve ser incluído na dieta em doses crescentes no domicílio.
  • Se a prova for positiva, deverá ser interrompida de forma imediata e, em caso de necessidade, será administrada medicação necessária para tratar a reacção alérgica.

Evolução / Prognóstico

Riscos

A decisão de realizar uma PPO é feita após uma avaliação do risco/beneficio pelo seu médico, mas sempre com o seu consentimento.

A maioria das reacções que ocorrem durante as PPO`s são ligeiras e não comprometem a vida do seu filho (por exemplo: urticária, agravamento de dermatite atópica). Contudo, é importante relembrar que existe risco de reacções graves como a anafilaxia pelo que, a PPO esta deverá ser realizada em ambiente hospitalar.

Prevenção / Recomendações

Após a PPO

No final da PPO será entregue um documento com o resultado final da prova e com as instruções em caso de reação no domicílio, bem como os sinais de alarme que deverão motivar a observação imediata por um médico.

Em caso de reação no domicílio, deverá contactar o seu médico assistente.

Em caso de uma reação grave deverá recorrer imediatamente a uma urgência.

No dia da prova, o seu filho não deverá comer mais do alimento testado. Em caso de não existir nenhum sintoma tardio, o alimento deverá ser adicionado à dieta no dia seguinte.

Em caso de dúvida contacte o seu médico assistente.

Saber Mais

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail