Introdução
Definição
Os sopros cardíacos correspondem ao som produzido pelo fluxo de sangue a passar nas estruturas do sistema cardiovascular.
Frequência
Os sopros cardíacos são muito frequentes em idade pediátrica, estando presentes na maioria das crianças, particularmente em idade escolar.
Causa
A maioria dos sopros são considerados fisiológicos (também chamados de “inocentes”) e não estão associados a nenhuma doença cardíaca. Raramente, em menos de 1% das crianças, pode ouvir-se um sopro produzido por uma doença congénita do coração.
Sinais e sintomas
Os sopros não são uma doença, são um sintoma. Associados aos sopros, podem existir outros sintomas que poderão ser sugestivos de doença cardíaca. Os bebés e crianças pequenas podem apresentar cianose central (coloração azulada da língua e boca), cansaço fácil, dificuldade respiratória e transpiração abundante da cabeça com o esforço, particularmente durante a alimentação e choro. Nas crianças mais crescidas e adolescentes, pode ser evidente a dificuldade em manter actividade física ligeira-moderada, como a ginástica escolar. Podem, também, ter queixas de dor no peito, palpitações e tonturas ou desmaios. As crianças com algumas doenças do coração podem não aumentar de peso adequadamente.
O que fazer
Na presença de um sopro inocente, a criança não tem indicação para nenhuma investigação clínica. São sopros que tendem a desaparecer com a idade.
Na suspeita de doença do coração, a criança deve ser observada por um especialista em Cardiologia Pediátrica.
Poderá ser necessário realizar alguns exames para confirmar ou excluir a presença de doença no coração, nomeadamente análises ao sangue, radiografia do tórax, electrocardiograma e ecocardiograma transtorácico.
Tratamento
O tratamento depende da doença em causa.
Os sopros inocentes não requerem nenhum tratamento ou seguimento. Os doentes têm alta e não precisam de respeitar qualquer restrição de causa cardíaca na sua vida diária nem têm limitações para a prática desportiva, nomeadamente de competição.
Algumas doenças do coração poderão requerer cirurgia cardíaca ou medicamentos para controlo dos sintomas e da evolução da doença (não existem medicamentos curativos).
Evolução / Prognóstico
Depende da doença em causa, se forem sopros patológicos.
Prevenção / Recomendações
A discutir caso a caso com o especialista em Cardiologia Pediátrica assistente.
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?