Menu

Introdução

Os frutos de casca rija, tal como amêndoa, avelã, caju, castanha, pistacho, macadâmia, noz, noz do Brasil e noz pecã, são alimentos muito energéticos, ricos em proteínas, vitaminas e gorduras. Usam-se na alimentação na sua forma natural, torrados, salgados, fritos ou como fonte de extração de óleos para culinária, perfumaria, cosmética e medicinais.

A alergia a estes frutos é uma das alergias alimentares mais comuns. Geralmente manifesta-se entre os 3-4 anos de idade e, na maioria dos casos, a alergia persiste ao longo da vida. 

A alergia a um fruto de casca rija não pressupõe alergia a outros frutos deste grupo. No entanto, crianças com alergia a um fruto de casca rija, tendem a ser alérgicas a mais de um.

Frequência

A alergia a frutos de casca rija é um problema frequente e com aumento da prevalência ao longo dos últimos anos. Estima-se que aproximadamente 0,6-1% da população seja alérgica a pelo menos a um destes frutos. As sensibilizações mais frequentes são à noz, à avelã, à amêndoa e ao caju.

Causa

A alergia alimentar ocorre quando o sistema imune reage a um determinado alimento, reconhecendo-o como estranho, levando à produção e libertação de substâncias (anticorpos contra esse alimento) que vão iniciar uma resposta inflamatória, provocando sintomas.

Sinais e sintomas

A ingestão/contacto/inalação mesmo de pequenas quantidades podem provocar reações graves. Os sintomas podem surgir imediatamente ou algumas horas após o contacto, cursando com:

  • Vermelhidão/manchas na pele
  • Comichão
  • Inchaço da face, olhos, lábios, orelhas e garganta
  • Dificuldade em respirar, falar ou engolir
  • Falta de força, palidez, desmaio, perda de consciência
  • Diarreia, vómitos ou dor de barriga

Em situações graves, pode ocorrer choque anafilático, surgindo dificuldade a respirar, desmaio, inchaço na garganta ou rouquidão e alteração da cor da pele (lábios roxos). Se não houver uma intervenção rápida, pode ser fatal.

Tratamento

Eliminar o consumo/contacto/inalação com o alergénio. É a única medida eficaz na prevenção das reações alérgicas. 

Se a alergia já for conhecida e os sintomas forem leves a moderados, poderá realizar, no domicílio, o anti-histamínico e o corticoide oral previamente prescritos pelo seu médico. Recorrendo ao Serviço de Urgência em caso de agravamento. 

Se os sintomas forem graves, com dificuldade a respirar, desmaio, inchaço na garganta ou rouquidão, deve administrar de imediato a caneta de adrenalina e contactar o 112 (em Portugal).

Evolução / Prognóstico

A alergia aos frutos de casca rija pode surgir no primeiro contacto e mesmo com pequenas quantidades. Esta alergia afeta significativamente a qualidade de vida das crianças, sendo potencialmente fatal e raramente desaparece, persistindo durante toda a vida. 

A presença noutros alimentos de origem vegetal de proteínas semelhantes às dos frutos de casca rija, pode provocar alergia por reatividade cruzada. É o que se verifica muitas vezes com o amendoim e as sementes de sésamo. 

Em relação, ao côco, pinhão e noz moscada a maioria dos alérgicos a estes alimentos toleram frutos de casca rija e vice-versa. Contudo, uma minoria pode reagir também aos frutos de casca rija.

Prevenção / Recomendações

  • Verificar o rótulo dos produtos cutâneos, farmacêuticos e alimentares, nomeadamente molhos, produtos de pastelaria e cosméticos (podem conter óleos derivados destes frutos)
  • Nos restaurantes (especialmente nos de estilo buffet), ter cuidado com o uso de utensílios, pois pode existir contaminação cruzada (transporte não intencional de alergénios nos utensílios não lavados)
  • Precaução com o manuseamento de ração de animais e inseticidas, pois alguns também contêm estes alergénios
  • Não descascar/manusear estes alimentos perto do alérgico
  • Seguimento em consulta de especialidade
  • Os pais devem entregar a informação médica acerca da alergia na escola e locais que a criança frequente com regularidade
  • A criança deve fazer-se acompanhar da medicação de emergência (caneta de adrenalina, anti-histamínico e corticóide oral).

Exemplos de alguns produtos que devem ser evitados em caso de alergia a frutos de casca rija com obrigatoriedade legal de constar em rotulagem (Imagem adaptada do Manual Educacional de Alergia Alimentar na Restauração. DGS, 2016)

                                                                                          ALERGIA A FRUTOS DE CASCA RIA
Alimentos a excluirAmêndoa, avelã, caju, castanha, pistacho, macadâmia, noz, noz do Brasil e noz pecã.
Amendoim e Sementes de Sésamo

 

Alimentos processados que podem conter o alergénio

AmendoimManteiga de amendoim, rebuçados, pastéis e óleo de amendoim, gelados, bolachas, cereais, ...
AmêndoaPratos de culinária, produtos de pastelaria, bebidas, pastas, cremes, gelados, torrões, ...
AvelãPratos de culinária, produtos de pastelaria, bebidas, ...
CajuPratos de culinária, produtos de pastelaria, bebidas, ...
NozPratos de culinária, produtos de pastelaria, bebidas, ...
PistachoPratos de culinária, produtos de pastelaria, gelados, bebidas, ...
CastanhaPratos de culinária, produtos de pastelaria, bebidas, ...
Sementes de sésamoCereais, hambúrgueres, molhos, saladas, massas orientais, bolachas, aperitivos, cones de gelado, pão, ...

Saber Mais

Alergia alimentar

Alergia noz

Alergia avelã

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail