Menu

Introdução

A Síndrome de Rett (SR) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se manifesta após um desenvolvimento aparentemente normal, nos primeiros 6 meses de vida.

Frequência

É uma patologia quase exclusiva do sexo feminino, afetando 1 em cada 30 000 meninas.

Causa

É causada por uma mutação de novo localizada no cromossoma X, de origem paterna. A grande maioria dos casos são devidos a uma mutação do gene MECP2, causando a sua inativação

Sinais e sintomas

Os sintomas desta síndrome variam de pessoa para pessoa.

Na forma mais frequente, as crianças têm um desenvolvimento aparentemente normal durante os primeiros 6 meses de vida. Posteriormente, verifica-se uma regressão das capacidades previamente adquiridas de (de forma rápida ou progressiva) e o aparecimento de sintomas característico tais como: perda da linguagem e surgimento de movimentos repetitivos das mãos (bater palmas, movimentos de lavagem de mãos e entrelaçamento).

Com o avançar da idade outros problemas podem surgir: problemas respiratórios, cardíacos, dificuldade na alimentação, alterações da marcha, rigidez e fraqueza muscular, tremores, epilepsia, características de perturbação do espetro do autismo, ansiedade e alterações do padrão do sono.

Ao longo da evolução natural da doença, pode haver uma fase de estabilização dos sintomas e, por vezes, observa-se alguma melhoria das capacidades de comunicação e motoras. Esta fase é seguida, novamente, por uma fase de declínio das capacidades motoras, que ocorre após os 10 anos de idade.

O que fazer

O diagnóstico é baseado na identificação dos sintomas característicos. Para fazer o diagnóstico de crianças é necessária a observação de um período de regressão do desenvolvimento seguido de recuperação ou estabilização e cumprir todos os critérios principais de diagnóstico e nenhum dos de exclusão.

O teste genético que permite a deteção da mutação do gene MECP2 confirma o diagnóstico em doentes que preenchem os critérios de diagnóstico clínicos. Por esse motivo é fundamental uma consulta de genética, visando a informação sobre o teste genético de confirmação da síndrome e, adicionalmente, a abordagem de questões relacionadas com a presença de doença genética, risco de recorrência nos familiares e respectivo aconselhamento genético.

Tratamento

O tratamento da Síndrome de Rett tem por objectivos controlar sintomas associados e assegurar que as crianças afetadas atinjam o seu máximo potencial.

Deste modo, um plano de intervenção em terapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia deve ser aplicado.

Tendo em conta as doenças associadas, o uso de fármacos pode ser aplicável, como por exemplo na epilepsia, ansiedade, alterações do padrão do sono, patologia cardíaca e respiratória.

Evolução / Prognóstico

A maioria dos indivíduos com SR sobrevive até à vida adulta, com uma esperança média de vida atual em torno dos 45 anos.

A patologia cardiorrespiratória (incluindo infeções respiratórias baixas, aspiração, asfixia e insuficiência respiratória) constitui a principal causa de mortalidade na SR.

Saber Mais

ANPAR: Associação Nacional de Pais e Amigos Rett

Perturbação do desenvolvimento intelectual

Atraso do desenvolvimento psicomotor

Perturbação do espectro do autismo

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail