Menu

Introdução

O primeiro exame , simplificado, deverá ser efectuado logo após o nascimento, ainda na sala de parto, e  nele será definido o estado de saúde do bebé.

Tendo sido realizados exames ecográficos durante a gravidez que revelaram a existência ou suspeição de alguma patologia do feto, dever-se-á procurar confirmar a(s) lesões pré-diagnosticadas, bem como a sua repercussão no estado geral do recém-nascido.

Recomenda-se o primeiro controle por volta do 10º dia, a fim de ser com avaliada a adaptação do bébé à vida (alimentação, funções vitais), de preferência na presença de pelo menos um progenitor.

É importante  levar a essa consulta o Livro de Saúde do bébé que foi entregue à data da alta da Maternidade, onde estâo registados todos os procedimentos aí efectuados. Assim, o examinador disporá de toda a informação que necessita e nele anotará , em cada consulta, os registos dos exames que efectuar.

Os pais  devem  de ter o cuidado de levar o bébe, sempre que possível, no intervalo das mamadas. Assim, este estará calmo e relaxado durante a observação, facilitando  o exame. Se estiver com fome, ficará irritado e pouco colaborante. Se tiver acabado de mamar estará mais sonolento e corre o risco de vómito durante a observação

O que fazer

O  exame do bebé deve deve decorrer em ambiente tranquilo, acolhedor,  confortavel (temperatura ambiente neutra), completamente despido, deitado em decúbito dorsal (barriga para cima); após  ter sido pesado e medido, ser-lhe-á medido e registado o perimetro cefálico (PC).

As regras de observação que orientam o exame do adulto ou criança mais velha, não se aplicam neste exame: o profissional de saúde observará o bebé por segmentos, evitando gestos inúteis, aproveitando todos os momentos, executando um mínimo de manobras simplificadas e sempre gentis (sempre suaves) em tempo mínimo, falando e explicando aos progenitores / cuidadores todos os passos que vai executando.

Todo o exame, em mãos experientes, não incomoda o bebé, não angustia a mãe, e não levará mais do que cinco minutos.

Depois do exame terminado, com o bébe já vestido e ao colo, será o momento de os pais exporem ao médico todas as duvidas e preocupações surgidas desde a  chegada do  bebé a casa, que devem levar anotadas no Livro do Saude do Bebé, para não se esquecerem.

Após o que ouvirão com atenção todas as explicações e orientações para o período que se seguirá até uma nova consulta.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail