Menu

Introdução

Definição

A bronquite refere-se à inflamação dos brônquios e é um componente de praticamente todas as doenças do aparelho respiratório. A bronquite aguda (BA) carateriza-se pela presença de tosse (com duração ≤2 semanas), e sinais de envolvimento do aparelho respiratório inferior, na ausência de doença respiratória crónica ou outra causa específica, como pneumonia.

Frequência

A BA, isolada ou em associação com outras infeções respiratórias, é uma das doenças mais frequentes em idade pré-escolar e é uma causa importante de hospitalização.

A incidência de BA em crianças de 0-4 anos de idade é de 12-20 episódios por 100 crianças por ano, com pico nos meses de Outono e Inverno.

Causa

Em cerca de 90% dos casos, a causa da BA é viral. Algumas bactérias podem também estar implicadas como causa da BA ou como complicação.

Sinais e sintomas

A tosse é o sintoma principal, e pode ser seca ou produtiva. Os sintomas acompanhantes mais comuns são a febre e, mais raramente, a pieira. 

O que fazer

Tranquilizar a criança e vigiar sinais de alarme que possam implicar uma observação médica, como: febre prolongada, falta de ar, dificuldade a respirar ou dor no peito.

Tratamento

A maioria dos doentes necessita apenas de tratamento sintomático, com antipiréticos e hidratação adequada.

Os medicamentos de venda livre para o tratamento da tosse (entre os quais os xaropes para a tosse) não apresentam qualquer benefício, havendo ainda o risco de causarem efeitos adversos importantes.

Em situações mais raras, pode estar indicada a utilização de broncodilatadores e/ou de antibióticos.

Evolução / Prognóstico

Na maioria dos casos, a doença resolve espontaneamente em 2 a 5 dias, até um limite de 3 semanas. A complicação mais comum é a sobreinfeção bacteriana.

Prevenção / Recomendações

A lavagem frequente das mãos e a evicção / afastamento de aglomerados populacionais são aconselháveis, como forma de prevenção da transmissão da maioria dos microrganismos que causam BA. A vacina da gripe está indicada nas crianças com doença crónica.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail