Menu

Introdução

Definição

Presença de ar no espaço pleural (espaço que fica entre o pulmão e a parede torácica), que leva à compressão  e colapso pulmonar.

Frequência

É pouco frequente. Tem um pico de incidência nos recém-nascidos (por prematuridade por exemplo) e um segundo pico entre os 16 e os 24 anos com predomínio no sexo masculino.

Causa

Pode ser espontâneo ou ocorrer associado a um traumatismo. O pneumotórax espontâneo pode ser primário (sem doença pulmonar prévia) ou secundário (associado a doença pulmonar de base). Os indivíduos altos, magros e fumadores têm maior risco de pneumotórax espontâneo primário.

Sinais e sintomas

Os sintomas dependem da quantidade de ar no espaço pleural, da idade do doente e da presença de doença pulmonar de base.

Se o pneumotórax for pequeno pode não dar sintomas. Se for grande pode dar falta de ar, dor no peito e ombro e tosse seca.

Se for muito grande designa-se pneumotórax hipertensivo e trata-se de uma emergência pois pode levar à morte.

O que fazer

Dirigir-se ao serviço de urgência.

Tratamento

O tratamento depende dos sintomas e do tamanho do pneumotórax avaliado através de radiografia. É sempre necessário o internamento hospitalar para vigilância e administração de oxigénio que ajuda a reabsorver o ar do espaço pleural.

Um pneumotórax pequeno muitas vezes resolve-se só com estas medidas.

Num pneumotórax grande pode ser necessário drenar o ar presente no espaço pleural através da colocação de uma agulha ou de um dreno; se tal não for suficiente pode ser necessária cirurgia com anestesia geral.

Pode ser ainda realizada pleurodese: trata-se de uma medida adicional que ajuda a prevenir episódios futuros de pneumotórax, através da colocação de uma substância no espaço pleural que “cola” o pulmão à parede torácica.

Evolução / Prognóstico

O prognóstico é geralmente bom, apesar das recorrências serem frequentes. A maioria das recorrências ocorre até um ano após o episódio inicial.

Prevenção / Recomendações

Evicção tabágica. Deve esperar o tempo recomendado pelo médico antes de voltar a fazer desporto, viagens de avião ou mergulho.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail