Menu

Introdução

Definição

A patologia mamária na adolescência engloba uma multiplicidade de entidades clinicas que incluem desde as alterações do desenvolvimento mamário, nódulos mamários e corrimentos mamários.

O aparecimento da mama e o seu desenvolvimento são marcos importantes para a transição para a idade adulta As principais alterações ocorrem na puberdade sob influência das hormonas ováricas. A maturação por vezes prossegue assimetricamente devido à flutuação hormonal e à variação da sensibilidade do tecido mamário ao estímulo.

Frequência

A anomalia mais frequente das alterações do desenvolvimento mamário é a politelia (mamilo acessório). Menos comumente é encontrado tecido mamário acessório que se encontra habitualmente ao longo da linha que se estende desde a região axilar à região inguinal. A assimetria mamária é uma queixa frequente da adolescente que pode ser pronunciada quando a mama está em formação.

Causa

As causas mais frequentes de patologia mamária na adolescência são autolimitadas e associadas a flutuações hormonais e à variação da sensibilidade do tecido mamário ao estímulo. Observam-se por vezes regressão incompleta na linha embriológica do leite que se estende desde a região inguinal até à região axilar, com tecido mamário acessório. 

Sinais e sintomas

A maioria das situações são assintomáticas mas em alguns casos poderá ser referida dor, relacionada com estímulo hormonal. (consultar mastalgia)

O que fazer

A observação da adolescente em relação à formação da mama e aparecimento dos caracteres sexuais secundários são informações importantes na deteção precoce de alterações.

Existem perturbações do desenvolvimento mamário, que apesar de raros, estão associados a malformações em outros órgãos pelo que será importante consultar um médico.

Tratamento

Nestas idades deve-se ser prudente perante uma anomalia mamária. Manter-se em vigilância e aguardar durante um tempo razoável será benéfico.

O tratamento para a maioria destas condições será cirúrgico, devendo aguardar a sua programação após completar os 18 anos de idade pois será quando se verifica o completo desenvolvimento da mama.

Evolução / Prognóstico

A evolução e o prognóstico da maioria das anomalias do desenvolvimento mamário depende da orientação correta, quer no timing quer na proposta cirúrgica, sendo importante para o seu sucesso, equipas multidisciplinares.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail