Menu

Introdução

Mastopatia do recém nascido (RN) é um processo inflamatório da mama do bébé de ambos os sexos. Também é conhecido como entumescimento mamário fisiológico  e normalmente é resultante do aumento do tecido peri-glandular e que pode ser acompanhado de aumento de volume da própria glândula.

Embora possa causar grande preocupação aos pais,  trata-se de uma situação banal que, na maioria das vezes, desaparece após o primeiro mês de vida do bebé.

CAUSAS:

O entumescimento mamário surge em grande parte dos  recém-nascidos saudáveis,  devido a passagem de hormonas maternas para a circulação destes  durante a gravidez.

Estas mudanças na mama  podem persistir até um ano de idade, especialmente quando o RN é amamentado ao peito. As hormonas maternas são transmitidas, também, através do leite e, mesmo quando a amamentação dura apenas poucos dias, uma menina ou um menino podem apresentar um espessamento ou aumento da glândula mamária.

Após terminar a alimentação com leite materno esse problema desaparece, mas pode permanecer, embora excepcionalmente, durante um  período mais longo que pode ir até três anos.

Sinais e sintomas

O aparecimento desta alteração mamária dá-se por volta do 5º dia de vida e as suas dimensões variam de uma situação discreta, que já não existe no fim do 1º mês, até, eventualmente, atingir o tamanho de uma ameixa. Não parece incomodar a criança e não aparenta causar dor.

Prevenção / Recomendações

É importante evitar todo o tipo de pressão na área do mamilo do bebé, pois a glândula, estimulada pela prolactina materna, produz uma secreção láctea.

A expressão intempestiva pode  provocar a saída desta pelos canais galactóferos que,  tornando-se permeáveis, permitem a entrada de bactérias existentes na pele,  com consequente risco de infecção das glândulas mamárias chamada  mastite. Esta constitui numa complicação de uma situação simples que pode obrigar a tratamento.

Durante o banho e ao vestir o bebé, evitar traumatizar a área que deve ser higienizada de modo muito suave.

Observar a evolução (aumento ou diminuição).

Caso se observe uma área densa peri-mamária por mais de um mês e, sobretudo se esta aumentar, mesmo sem aparente incómodo para o bebé, deve informar o profissional de saúde. O médico deve descobrir o motivo, e avaliar da necessidade ou não de estudos subsequentes.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail