Menu

Introdução

A Escarlatina é uma doença infeciosa, altamente contagiosa, comum em idade pediátrica.

Frequência

            Mais frequente acima dos cinco anos e rara abaixo dos 3 anos. Atinge igualmente ambos os sexos e apresenta um pico de incidência durante os meses de inverno e primavera.

Causa

            Resulta da libertação de toxinas eritrogénicas pelo Streptococcus pyogenes (SGA) e em raros casos por Streptococcus do grupo C, D e G. Na maioria das vezes associa-se a amigdalite contudo também pode associar-se a infeções cutâneas

Sinais e sintomas

Numa fase inicial, a criança pode apenas apresentar febre, dor de garganta, dor de cabeça, mal-estar geral, dores no corpo, bem como náusea/vómitos. Posteriormente surge um exantema, ou seja, pequenas manchas avermelhadas, distribuídas por todo o corpo que se iniciam na cara e pescoço e depois se espalham pelo tronco e membros poupando as palmas das mãos e plantas dos pés.

Estas lesões são ásperas ao toque (semelhante a uma lixa) e desaparecem com a pressão. Na maioria das vezes não atingem a região em torno da boca e associa-se a uma língua vermelha brilhante com pequenos pontos que se assemelha a um morango/framboesa.

Após o desaparecimento das lesões cutâneas surge uma descamação da pele principalmente nas mãos e nos pés (descamação em meia e luva).

O que fazer

Perante a suspeita de escarlatina a criança deve ser observada por um profissional de saúde para confirmar ou excluir essa suspeita.

O diagnóstico de escarlatina é clinico e baseia-se na associação de febre, amigdalite/faringite e lesões na pele.

Pode ser realizado a pesquisa de Streptocccus pyogenes na garganta com a realização de zaragatoa.

Tratamento

O tratamento da escarlatina consiste na administração de antibiótico, bem como na utilização de antipiréticos e analgésicos para controlo dos sintomas.

Evolução / Prognóstico

Na maioria das vezes a escarlatina evolui favoravelmente após início de antibioterapia com regressão progressiva da sintomatologia. Em raros casos, pode ter complicações potencialmente graves mas cada vez menos frequentes devido ao tratamento adequado e atempado da escarlatina.

Prevenção / Recomendações

A escarlatina é uma doença infeciosa transmitida por via aérea (tosse, espirros, salivas, etc…). Deste modo, a criança não deve ir à escola até completar pelo menos 24h de antibiótico para diminuir o contágio (Decreto Regulamentar n.º 3/95, de 27 de janeiro).

Recomenda-se ainda higiene frequente das mãos e que não exista partilha de objetos (copos, talheres, brinquedos, etc…) pois a saliva é um dos principais meios de transmissão da doença.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail