Menu

Introdução

Definição

É uma infeção provocada pelo vírus dengue, que é transmitido aos seres humanos, na quase totalidade dos casos, através de picada de mosquitos. No entanto já foram registrados casos transmitidos de mãe para filho durante a gravidez, ou por transfusão de sangue.

Existe na Ásia, África e América Central e do Sul, mas pode afectar outras regiões do globo terrestre, se ocorrerem alterações climáticas propícias.

Entre a picada do mosquito infectado e o início da manifestação da doença podem decorrer 2 a 15 dias.

Existem 4 tipos de vírus da dengue.

O que fazer

Quando um indivíduo é infectado pela primeira vez com um tipo de vírus da dengue os sintomas são geralmente febre, calafrios, dores nas articulações e nos músculos, dor de cabeça e atrás dos olhos, falta de apetite, enjoo, vómitos, diarreia, sangramento das gengivas e pelo nariz, icterícia e manchas no corpo.

Se o mesmo indivíduo for infetado mais tarde por um vírus dengue de tipo diferente daquele que causou a primeira infecção, os sintomas podem inicialmente assemelhar-se aos da primeira infecção mas depois pode agravar-se, surgindo hemorragia grave, dificuldade em respirar, aumento do volume da barriga, baixa de tensão arterial, fraqueza, convulsões, e mais raramente, inflamação dos testículos, dos ovários e dos olhos, depressão e pneumonia.

A doença é geralmente menos grave nas crianças.

Quando se deve pensar em dengue

Quando há epidemia em curso deve-se pensar em dengue se existem sintomas compatíveis com a doença.

A confirmação laboratorial pode ser feita por várias análises, existindo actualmente testes rápidos.

Tratamento

A Dengue não complicada pode ser tratada em casa com paracetamol para as dores (nunca usar medicamentos contra inflamação, como aspirina, ibuprofeno e outros semelhantes) e ingestão abundante de líquidos.

A Dengue complicada (hemorragias graves, dificuldade respiratória, baixa de tensão arterial, falha de circulação e vários outros sintomas de gravidade) deve ser tratada em internamento hospitalar com os melhores cuidados possíveis, que incluem, entre outros, administração de soros pela veia, oxigénio e transfusão de sangue.

Evolução / Prognóstico

A febre dengue não complicada, que pode ser tratada no domicílio, melhora geralmente no fim de alguns dias. A forma com evolução grave, que acontece em cerca de 20-30% dos casos, pode acabar em morte por falha de circulação.

Prevenção / Recomendações

Como evitar a doença

Combater os mosquitos.

Promover uso de repelentes durante epidemias.

Evitar estar ao ar livre durante o dia, altura em que geralmente o mosquito da dengue está mais activo.

Não existe vacina para a dengue.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail