Menu

Introdução

Definição

A anafilaxia é uma reacção alérgica grave, podendo mesmo ser fatal e que pode surgir com a ingestão de um alimento, medicamento ou após a picada de um insecto a que se seja alérgico.

Há uma forma rara de anafilaxia associada à actividade física e cujos sintomas melhoram com a sua suspensão. Deve-se sempre tentar identificar o factor desencadeante, nomeadamente alimentos e / ou medicamentos ao qual o doente esteve exposto em simultâneo com o exercício. Por vezes não é possível identificar o factor desencadeante.

Frequência

A prevalência exacta não está bem estabelecida, sendo um evento muitas vezes desvalorizado. Tem início tipicamente na adolescência.

Causa

A anafilaxia induzida pelo exercício pode ocorrer quando um indivíduo susceptível junta um cofator (alimento, medicamento), com o exercício físico.

Sinais e sintomas

Na anafilaxia induzida por exercício, os sinais e sintomas surgem durante a atividade física, nomeadamente coceira, lesões ruborizadas na pele com edema, falta de ar, náusea, dor abdominal e diarreia.

Se a atividade física continuar, pode haver um agravamento dos sintomas com edema dos lábios, dificuldade marcada em respirar, tontura e perda da consciência por colapso cardiovascular.

Como referido previamente, a interrupção da atividade física geralmente resulta em melhoria imediata dos sintomas.

O que fazer

Todos os doentes devem reconhecer os sinais iniciais de anafilaxia induzida pelo exercício, para que a atividade física seja interrompida aos primeiros sinais de alerta. Se tiver um auto-injetor de adrenalina deve utilizá-lo.

Após a utilização do auto-injetor ou na sua ausência deve ser sempre contactado o INEM (112) e relatada a situação e o doente ser transportado para meio hospitalar.

Tratamento

O tratamento de eleição é a adrenalina intramuscular.

Dependendo do estado geral do doente pode ser necessário manobras de reanimação ou suporte à respiração.

Nas medidas gerais, para reduzir a comichão, incluem-se os medicamentos do grupo dos anti-histamínicos (antialérgicos) e para a dificuldade em respirar pode ser usado um broncodilatador ex. salbutamol).

Também deve ser administrado um corticóide oral para prevenir a recidiva do evento horas após o episódio.

Evolução / Prognóstico

O prognóstico e controlo da doença melhoram após conhecimento dos sinais precoces de anafilaxia de forma a parar o exercício de forma atempada.

Idealmente todos os doentes deviam ter conhecimento dos cofatores (alimento, medicamento, entre outros) responsáveis pelo evento, evitando deste modo o risco de ocorrer anafilaxia durante o exercício.

Prevenção / Recomendações

Todos os doentes devem ter um auto-injetor de adrenalina e saber utilizá-lo.

Evitar a prática de exercício físico solitário. É recomendada a prática de desporto acompanhado por alguém que se necessário possa ajudar e saiba reconhecer e atuar perante a anafilaxia. 

Após cada episódio o doente deve sempre recorrer ao serviço de urgência.

Se for conhecida a sua relação com determinado alimento, o doente deve evitar a sua ingestão 2 horas antes e 1 hora após a realização do exercício físico.

Saber Mais

Anafilaxia

Deseja sugerir alguma alteração para este artigo?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia no seu e-mail