Menu

Introdução

Definição

A anafilaxia é uma reacção alérgica grave, podendo mesmo ser fatal e que pode surgir com a ingestão de um alimento, medicamento ou após a picada de um insecto a que se seja alérgico.

Há uma forma rara de anafilaxia associada à actividade física e cujos sintomas melhoram com a sua suspensão. Deve-se sempre tentar identificar o factor desencadeante, nomeadamente alimentos e / ou medicamentos ao qual o doente esteve exposto em simultâneo com o exercício. Por vezes não é possível identificar o factor desencadeante.

Frequência

A prevalência exacta não está bem estabelecida, sendo um evento muitas vezes desvalorizado. Tem início tipicamente na adolescência.

Causa

A anafilaxia induzida pelo exercício pode ocorrer quando um indivíduo susceptível junta um cofator (alimento, medicamento), com o exercício físico.

Sinais e sintomas

Na anafilaxia induzida por exercício, os sinais e sintomas surgem durante a atividade física, nomeadamente coceira, lesões ruborizadas na pele com edema, falta de ar, náusea, dor abdominal e diarreia.

Se a atividade física continuar, pode haver um agravamento dos sintomas com edema dos lábios, dificuldade marcada em respirar, tontura e perda da consciência por colapso cardiovascular.

Como referido previamente, a interrupção da atividade física geralmente resulta em melhoria imediata dos sintomas.

O que fazer

Todos os doentes devem reconhecer os sinais iniciais de anafilaxia induzida pelo exercício, para que a atividade física seja interrompida aos primeiros sinais de alerta. Se tiver um auto-injetor de adrenalina deve utilizá-lo.

Após a utilização do auto-injetor ou na sua ausência deve ser sempre contactado o INEM (112) e relatada a situação e o doente ser transportado para meio hospitalar.

Tratamento

O tratamento de eleição é a adrenalina intramuscular.

Dependendo do estado geral do doente pode ser necessário manobras de reanimação ou suporte à respiração.

Nas medidas gerais, para reduzir a comichão, incluem-se os medicamentos do grupo dos anti-histamínicos (antialérgicos) e para a dificuldade em respirar pode ser usado um broncodilatador ex. salbutamol).

Também deve ser administrado um corticóide oral para prevenir a recidiva do evento horas após o episódio.

Evolução / Prognóstico

O prognóstico e controlo da doença melhoram após conhecimento dos sinais precoces de anafilaxia de forma a parar o exercício de forma atempada.

Idealmente todos os doentes deviam ter conhecimento dos cofatores (alimento, medicamento, entre outros) responsáveis pelo evento, evitando deste modo o risco de ocorrer anafilaxia durante o exercício.

Prevenção / Recomendações

Todos os doentes devem ter um auto-injetor de adrenalina e saber utilizá-lo.

Evitar a prática de exercício físico solitário. É recomendada a prática de desporto acompanhado por alguém que se necessário possa ajudar e saiba reconhecer e atuar perante a anafilaxia. 

Após cada episódio o doente deve sempre recorrer ao serviço de urgência.

Se for conhecida a sua relação com determinado alimento, o doente deve evitar a sua ingestão 2 horas antes e 1 hora após a realização do exercício físico.

Saber Mais

Anafilaxia

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail