Menu

Introdução

Definição

O vómito é a expulsão forçada do conteúdo do estômago. É importante diferenciar o vómito da regurgitação, esta última é o retorno do conteúdo do estômago, sem esforço ou contracção dos músculos abdominais. A regurgitação é frequente nos recém-nascidos e é conhecido como “bolçar”.

Causa

Pode haver muitas causas na origem dos vómitos no recém-nascido. Entre as hipóteses de diagnóstico mais frequentes, inclui-se o refluxo gastroesofágico (ver Refluxo gastroesofágico – abordagem médica), a estenose hipertrófica do piloro e a obstrução do intestino (ver Oclusão intestinal). Outra causa frequente de vómitos nesta idade é a infecção, nomeadamente a infecção urinária (ver Infecção urinária).

Sinais e sintomas

Para o diagnóstico da causa subjacente é importante saber quanto tempo depois da alimentação ocorrem os vómitos, o seu aspecto e cor.

O vómito repetido e em jacto pode indicar um estreitamento ou obstrução da saída do estômago (estenose hipertrófica do piloro).

A obstrução do intestino delgado pode produzir um vómito amarelo-esverdeado.

Os vómitos podem estar associados a outros sintomas como a febre, diarreia com ou sem sangue e qualquer uma destas situações justifica observação pelo médico.

O que fazer

No primeiro mês de vida, o vómito pode acontecer esporadicamente mas qualquer bebé que vomite nesta fase deve ser avaliado pelo seu médico assistente, que eventualmente irá solicitar exames de diagnóstico.

Tratamento

O tratamento depende da causa dos vómitos.  

Evolução / Prognóstico

A evolução/ prognóstico depende da causa.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail