Menu

Introdução

Definição

A tosse é um mecanismo de defesa respiratório que aumenta a libertação de secreções e partículas do aparelho respiratório e protege da aspiração de materiais estranhos. Está associada a um reflexo, contudo, o seu início e supressão podem ser voluntários.

A classificação da tosse não é consensual, mas pode genericamente definir-se tosse aguda como a que tem duração inferior a 3 semanas.

Frequência

A tosse isolada (sem outros sintomas acompanhantes) é muito frequente, sendo um dos principais motivos de consulta em idade pediátrica. Estima-se que, em cada momento, 28% dos rapazes e 30% nas raparigas possam ter queixas de tosse.

Causa

A tosse não é uma doença em si mesma, mas é a manifestação principal de um vasto leque de situações. A maioria das crianças com tosse apresenta uma infeção respiratória alta, mas a tosse pode ser uma manifestação de todas estas situações:

  • -Infecção respiratória alta (incluindo constipação, traqueíte, epiglotite e laringite)
  • - Infecção respiratória baixa (incluindo bronquiolite, bronquite, pneumonia e síndromes pertussis)
  • - Aspiração de corpo estranho (objecto estranho no sistema respiratório)
  • - Primeira apresentação de doença crónica (por exemplo, asma, rinite alérgica)

Sinais e sintomas

A tosse é um sintoma, podendo ocorrer de forma isolada ou associada a outros sintomas, como: febre, falta de ar (dispneia), dificuldade a respirar, dor no peito (toracalgia), descarga nasal (rinorreia), obstrução nasal, comichão (prurido) nasal, dor de garganta (odinofagia), dor de ouvidos (otalgia), entre outros.

O que fazer

Tranquilizar a criança e vigiar sinais de alarme que possam implicar uma observação médica, como: febre prolongada, falta de ar, dificuldade a respirar, dor no peito (toracalgia), episódio de engasgamento.

Tratamento

Os medicamentos de venda livre para o tratamento da tosse (entre os quais os xaropes para a tosse) não apresentam qualquer benefício, havendo ainda o risco de causarem efeitos adversos importantes.

As infeções respiratórias altas requerem tratamento com antipiréticos (paracetamol, ibuprofeno), hidratação adequada e aspiração de secreções.

Pode estar indicado outro tipo de tratamento em situações como a pneumonia, laringite, bronquiolite, asma ou tosse convulsa, que deve ser orientado pelo médico.

Evolução / Prognóstico

Na maioria das situações, a tosse decorre de infecção respiratória alta e resolve espontaneamente em 3 a 4 semanas. Se isso não acontecer, ou se tiver um impacto muito significativo no sono, na actividade diária ou na qualidade de vida das crianças e da família, deve consultar-se o médico.

Prevenção / Recomendações

Tosse crónica

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail