Menu

Introdução

Definição

Síncope, conhecida como “desmaio”, significa a perda súbita da consciência e da capacidade de manter a postura, traduzindo-se numa queda repentina.

Frequência

É frequente em idade pediátrica, especialmente na adolescência.

Causas

As causas de síncope podem ser diversas e são maioritariamente benignas.

O mecanismo geral relaciona-se com um período transitório de menor aporte de fluxo sanguíneo ao cérebro (perda de consciência) que desencadeia uma resposta de adaptação do organismo na tentativa de nivelar o corpo (queda) e promover desta forma uma maior irrigação cerebral e uma rápida recuperação.

A síncope de natureza benigna (vasovagal) pode ser desencadeada por variados estímulos físicos: calor, desidratação, posição estática durante longos períodos ou após um levante repentino, dor intensa, após um acesso intenso de tosse, após um episódio de choro prolongado ou até com o esforço da defecação. Pode também ser desencadeada por determinados estímulos psicológicos como sendo ansiedade e medo, por exemplo, ao ver sangue ou agulhas ao fazer análises em meio hospitalar.

Mais raramente podem estar subjacentes doenças potencialmente graves, nomeadamente neurológicas ou cardíacas. Podem também traduzir intoxicações a medicamentos ingeridos por acidente ou comportamentos aditivos com álcool ou drogas ilícitas.

A abordagem médica deve ser muito cuidadosa e detalhada de modo a poder excluir as causas graves, que apesar de muito raras, podem ser fatais.

Sinais e sintomas

A síncope pode ser precedida por alguns sintomas ou “pródromos” como sendo sensação de vertigem ou tontura, fraqueza, palidez, sudurese ou até alterações no campo visual descritas como “luzinhas a piscar” ou “nevoeiro”. Pode também ocorrer subitamente, sem nenhum sintoma prévio. Raramente, pode ser acompanhada por movimentos corporais involuntários tipo espasmo.

O episódio é habitualmente de curta duração e de recuperação rápida e espontânea. Não é habitual deixar sequelas ou défices, no entanto, pode haver alguma confusão mental ou até amnésia para o sucedido no período pós crise que rapidamente se resolve.

Descrever bem os sintomas e caracterizar as situações em que ocorreu a síncope ao seu profissional de saúde, assim como conhecer episódios semelhantes ou doenças graves na família, é um contributo fundamental para um correcto diagnóstico.

O que fazer

Após a crise colocar a criança/adolescente em posição de segurança (deitado de lado) e aguardar que recupere a consciência chamando calmamente pelo nome. 

Procurar um profissional de saúde logo que possível e eventualmente chamar assistência médica ao local se a perda de consciência for prolongada ou se tiver ocorrido alguma lesão ou traumatismo.

A criança/adolescente deve ser sempre tranquilizada acerca do sucedido e numa abordagem inicial deve ser feita uma observação detalhada para exclusão de lesões associadas à queda e para investigação da causa. 

Se necessário será pedida observação por outras especialidades como a Cardiologia Pediátrica ou Neurologia Pediátrica com a intenção de se excluirem causas graves e orientar o correcto tratamento.

Tratamento

O tratamento da síncope é feito de acordo com a causa subjacente. Na maioria dos casos não necessita de tratamento, apenas medidas preventivas e de suporte (ver adiante).

Evolução / Prognóstico

Após excluídas causas raras e potencialmente graves, na maioria das situações a síncope, apesar de poder repetir-se ao longo da vida, é benigna, de curta duração e com recuperação espontânea e completa, sem deixar sequelas ou défices.

Estas crianças podem ter uma vida normal, sem limitações mas devem no entanto ser educadas para o tema.

Prevenção / Recomendações

É muito importante tentar reconhecer os sinais e sintomas de alarme para poder adoptar precocemente uma posição segura, sentado ou deitado com as pernas elevadas e poder chamar por ajuda.

Devem evitar permanecer na posição ortostática , ou “de pé” durante períodos prolongados e ambientes muito quentes como saunas ou piscinas aquecidas.

É aconselhável o reforço hidrico e salino (trazer sempre uma garrafa de água na mala e eventualmente um pacotinho de snacks salgados como bolachas de água e sal ou frutos secos, evitando batatas fritas ou outros alimentos pouco nutritivos) evitando bebidas com cafeína.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail