Menu

Introdução

A massagem é uma é uma técnica terapêutica muito antiga, inicialmente utilizada para tratar e ajudar a recuperar traumatismos (de guerra, outros), e que progressivamente evoluiu e ganhou foros de ciência para recuperar ou melhorar a função dos mais variados órgãos do corpo humano. Consiste em aplicar forças, directa ou indirectamente sobre os órgãos que se pretendem melhorar ou recuperar. Utiliza-se para avivar a circulação (sanguínea, linfática), para relaxar, diminuir a dor ou a contracção dos órgãos ou para acelerar a cura de algumas doenças ou estados mórbidos.

A massagem / toque – é também uma das formas mais primitivas e genuínas de interagir com as crias das mais variadas espécies, de expressar amor, dar mimo ou confiança. Quando administrada cientificamente, transmite uma sensação de bem-estar, diminui a ansiedade, promove a calma, o relaxamento e o sono

Os pais ou cuidadores das crianças utilizam intuitivamente o toque ou a massagem de uma forma muito afectiva com os seus filhos, para os acalmar ou proporcionar bem-estar. Tem um papel importante no alívio das cólicas abdominais do recém-nascido e do lactente. Em pediatria, a massagem é utilizada também como forma de obter relaxamento e bem-estar nas crianças.

Quando praticada por profissionais habilitados, o toque / a massagem - podem ser ou fazer parte de um acto terapêutico, e das suas técnicas, prática e eficácia há registos desde os tempos mais antigos, nas mais variadas civilizações e culturas.

A massagem promove a coordenação muscular, estimula o desenvolvimento motor e neurológico, reactiva a circulação sanguínea e contribui para a normalização de funcionamento de múltiplos sistemas e órgãos. Especialmente nos primeiros meses de vida contribui para o processo de vinculação parental, e para a secreção das chamadas “hormonas da felicidade”.

A divulgação das técnicas de massagem tem permitido que um cada vez maior número de pessoas possa usufruir dos seus benefícios terapêuticos.

Divulgam-se, sob a forma de pequenos filmes, técnicas de massagem simples destinadas a contribuir para que, no seu domicílio, qualquer um possa através da sua prática, obter relaxamento e bem-estar e ainda diminuir as cólicas abdominais nos primeiros meses de vida dos seus bebés.

Os filmes foram agrupados da seguinte forma:

1.- Massagem para cólicas em Pediatria (vídeo)

2.- Massagem de relaxamento infantil: 

  •  

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail