Menu

Introdução

Definição

A anemia neonatal é uma doença dos recém-nascidos (RN) que se caracteriza por valores baixos de glóbulos vermelho (GV) e hemoglobina (Hb). A função da Hb é transportar o oxigénio para os orgãos.

Frequência

A anemia neonatal é a doença do sangue mais frequente em RN.  

Causa

Após o nascimento, é frequente os RN terem anemia considerada normal, que resolve espontaneamente e sem sintomas – anemia fisiológica do lactente. Os RN prematuros têm uma forma mais prolongada e com valores mais baixos de Hb – anemia da prematuridade.

As causas de anemia neonatal são: hemorragia ou perda de sangue, destruição dos GV (processo que se denomina hemólise) ou diminuição da produção dos GV.  

Sinais e sintomas

Os RN com anemia podem apresentar palidez ou icterícia  (cor amarela da pele), cansar-se a mamar, não aumentar de peso e estar menos activos.

O que fazer

Na presença de sintomas deve contactar o médico assistente.

O médico pode diagnosticar anemia por uma análise ao sangue chamada hemograma. Existem testes específicos para diagnosticar os diferentes tipos de anemia.

Tratamento

O tratamento é de acordo com a causa e deve ser individualizado. Alguns casos poderão necessitar apenas de vigilância, outros de tratamento com ferro oral e por vezes é necessário transfusão de sangue.

Evolução / Prognóstico

A evolução e prognóstico dependem da causa da anemia. A anemia fisiológica do RN tem boa evolução. Alguns tipos de anemia precisam de seguimento em consultas especializadas.

Prevenção / Recomendações

Estar atento aos sintomas e sinais e procurar ajuda médica.

No primeiro ano de vida, bebés alimentados com leite materno devem iniciar alimentos ricos em ferro após os 6 meses de idade.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail