Menu

Introdução

Definição

Infecção da pele muito perto do ânus com formação de pus. 

Frequência

É muito frequente em crianças que usam fralda. É mais frequente nos rapazes.

Se surge em crianças maiores, pode ser um primeiro sinal de outras doenças, como a doença inflamatória intestinal ou doenças da imunidade, como sucede na leucemia ou na SIDA.

Causa

Em crianças pequenas, geralmente deve-se à infecção de uma fissura anal. Pode também iniciar-se, à semelhança do que sucede nos adultos, com uma infecção mais profunda, a nível do recto, que progride para a pele, dando origem ao abcesso.

Sinais e sintomas

Inicialmente surge uma zona de pele junto ao ânus mais vermelha e inchada, que é dolorosa quando se toca e fica cada vez maior, podendo estender-se até à nádega. Nos dias seguintes, poderá surgir febre. Se se deixar evoluir sem qualquer tratamento, surge um orifício na pele por onde sai grande quantidade de pus, aliviando bastante os sintomas.

O que fazer

Assim que surgir o inchaço vermelho e doloroso junto ao ânus, deve recorrer a um profissional de saúde que saberá qual o melhor tratamento para esse caso, consoante a localização e o grau de evolução do abcesso. Não deve aguardar que melhore sem tratamento, porque geralmente apenas piora com o passar do tempo.

Em alguns casos é recomendável fazer alguns exames para saber se há uma causa para o abcesso anal, principalmente em crianças maiores ou adolescentes, mas um profissional de saúde saberá quando recomendá-los.

Tratamento

O abcesso anal é tratado inicialmente com antibiótico em xarope durante 5 a 7 dias.

No caso de recém-nascidos, bebés com outras doenças, infecções muito graves ou em vários locais ou quando a criança não consegue tomar o xarope, pode ser proposto o internamento hospitalar para administrar o antibiótico directamente numa veia, e assim fazer melhor efeito.

Por vezes, o abcesso cura apenas com o antibiótico, mas frequentemente, mesmo tomando o antibiótico, é necessário fazer a drenagem do abcesso uns dias depois. Esta consiste em fazer um pequeno corte na pele para deixar sair o pus que está dentro do abcesso. Isto pode ser feito com anestesia local (aplicando um produto na pele que diminui a dor) ou com anestesia geral, dependendo da gravidade e da localização do abcesso. Nestes casos, será necessário realizar penso diariamente até à cicatrização completa.

Evolução / Prognóstico

Um abcesso medicado com antibiótico pode curar completamente em 7 a 14 dias. Se necessitar de drenagem ou se sair pus espontaneamente também cicatriza em 7 a 14 dias após a drenagem, necessitando efectuar pensos durante esse tempo.

Em alguns casos, principalmente se não houver cuidados de higiene local, ou em crianças maiores, os abcessos, após drenagem, podem não curar completamente e manter um orifício na pele por onde sai pus (fístula perianal).

Prevenção / Recomendações

Bons hábitos de higiene são importantes na prevenção dos abcessos perianais, principalmente nas crianças que ainda usam fralda, quando esta doença é mais frequente.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail