Menu

Introdução

A mastoidite aguda (MA), consiste na infeção das células mastoideias com duração inferior a 1 mês, sendo uma complicação comum da otite média aguda (OMA) em crianças resultando de inflamação e acumulação de pús na mastóide (atrás do pavilhão auricular - orelha).

Ocorre mais frequentemente em crianças com idade inferior a 2 anos. As bactérias que causam esta doença são o Streptococcus pneumoniae e o Streptococcus pyogenes.

O rápido e adequado tratamento da OMA e a vacinação antipneumocócica podem diminuir a probabilidade de uma criança desenvolver MA.

Sinais e sintomas

Uma criança com MA pode apresentar queixas leves ou com doença mais complicada. Os sintomas e sinais mais frequentes são: 

  • Dor, vermelhidão, calor e edema (inchaço) na região retroauricular (atrás do pavilhão auricular - orelha);
  • Protrusão do pavilhão auricular (orelha voltada para a frente);
  • Dor de ouvidos (ou irritabilidade, com choro intenso e persistente em lactentes ou crianças mais velhas);
  • Febre;
  • Diminuição do nível habitual de atividade;
  • Recusa alimentar;
  • Otorreia (líquido no canal auditivo).

O que fazer

Quando alguns dos sintomas se encontram presentes na criança, esta deve ser levada a urgência pediátrica para avaliação por médico.

O diagnóstico de MA é realizado apenas pela história clínica e exame objetivo realizado pelo médico. O estudo analítico não diagnostica MA, porém, pode ser útil para auxiliar no diagnóstico. A realização de exames de imagem não é obrigatória; contudo, pode ser útil.

A tomografia computorizada (TC) dos ouvidos e mastóide, com contraste, é o exame ideal para a confirmação do diagnóstico. É útil ainda a colheita de exames para identificação do agente microbiológico causador da doença.

Tratamento

A criança com diagnóstico de MA necessitará de A criança com diagnóstico de MA necessitará de internamento e início rápido de antibióticos endovenosos e possível realização de drenagem do pús acumulado.

Evolução / Prognóstico

Após 7 a 10 dias de antibiótico endovenoso e havendo melhoria da clínica, a criança poderá ter alta para o domicílio, continuando antibióticos orais durante 2-3 semanas.

Serão ainda seguidas posteriormente em consulta externa de Otorrinolaringologia ou outras consultas na eventualidade de ocorrerem complicações.

Prevenção / Recomendações

Podem-se evitar casos de MA prevenindo e tratando adequada e atempadamente  episódios de OMA.

Além disso, a vacinação, nomeadamente antipneumocócica, previne a infeção pelos principais agentes causadores.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail