Traumatismos alvéolo-dentários
Introdução
As principais causas de traumatismo dentário em crianças em idade escolar são as quedas e em adolescentes são as lesões desportivas.
Os traumatismos dentários podem ter consequências a longo prazo, tanto estéticos como funcionais, pelo que é importante o tratamento precoce.
Sinais e sintomas
Dor espontânea no dente traumatizado, sensibilidade dentária com o frio ou calor, sensibilidade dentária com a mastigação, dor na abertura da boca, disoclusão (perda do contacto habitual entre as duas arcadas dentárias), hemorragia gengival, dor cervical (nos casos em que ocorre também lesão da coluna cervical) e perda de consciência (em alguns casos de traumatismo craniano concomitante).
O que fazer
Procurar assistência médica, nomeadamente num serviço de urgência com valência de estomatologia ou numa clinica dentária com atendimento de urgência. A situação mais grave é a avulsão (deslocamento completo do dente para fora do alvéolo) de dente definitivo porque quanto mais tempo passa entre o trauma e a reimplantação do dente, pior é o prognóstico.
No caso de avulsão de dente definitivo devem adoptar-se as seguintes medidas:
- Segurar o dente pela coroa
- Lavar o dente com água, leite, soro fisiológico ou com a saliva do doente
- Guardar o dente em meio de armazenamento (leite, saliva ou soro fisiológico)
Tratamento
O tratamento depende do tipo de traumatismo dentário e do tipo de dentição (decídua ou definitiva). Na maioria dos casos é necessária uma avaliação e tratamento por parte de um especialista em estomatologia ou médico dentista. Pode ser necessária a avaliação por Cirurgia Plástica se houver suspeita de fractura de osso alveolar, da mandíbula ou da base do crânio.
É importante averiguar o estado vacinal, nomeadamente a vacinação contra o tétano, uma vez que, de acordo com o tipo de lesão e com o estado vacinal da criança, pode ser necessária a administração de uma dose da vacina ou de imunoglobulina.
O uso de antibiótico está recomendado nos casos de avulsão de dente definitivo com amoxicilina e nos casos de lesões extensas de tecidos moles com amoxicilina+ácido-clavulânico. Crianças com patologias que aumentem o risco de endocardite bacteriana devem ser submetidos a antibioterapia profiláctica em dose única antes de um procedimento estomatológico, normalmente com Amoxicilina.
Evolução / Prognóstico
O tratamento atempado dos traumatismos dentários tem um bom prognóstico. Deve ser realizado seguimento por parte de especialista em Estomatologia ou Médico Dentista.
A avulsão de dentes definitivos não tratada na primeira hora tem um prognóstico desfavorável uma vez que compromete a viabilidade do dente após a sua reimplantação.
Prevenção / Recomendações
Medidas gerais a adoptar no caso de traumatismo dentário:
- Dieta mole 1-2 semanas
- Higiene dentária com escova suave
- Evitar fio dentário
- Evitar uso de chupeta ou sucção digital
- Lavagem bucal com clorexidina 2x/dia durante 1 semana (na dentição decídua) ou 2 semanas (na dentição definitiva)
- Evitar desporto com contacto físico
Algumas medidas de prevenção de traumatismos dentários:
- Prevenção de acidentes e quedas
- Higiene dentária e seguimento regular por Médico Dentista
- Uso de protetores bucais na prática de desportos com contacto físico e risco de traumatismo dentário
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?