Menu

Introdução

A urticária caracteriza-se pelo aparecimento súbito de lesões cutâneas elevadas e avermelhadas que desaparecem espontaneamente ou sob terapêutica, sem deixar marca residual, num período inferior a 24 horas. Pode acompanhar-se por angioedema (edema das camadas mais profundas da pele).

Classifica-se em aguda ou crónica de acordo com a duração:

  • Urticária aguda: ocorrência de episódios num período inferior a seis semanas;
  • Urticária crónica: ocorrência igual ou superior a seis semanas

Frequência

A prevalência da urticária crónica é cerca de 0,5 a 1% na população mundial. O pico de incidência verifica-se entre os 20 e os 40 anos de idade, sendo duas vezes mais prevalente no sexo feminino.

Sinais e sintomas

A urticária crónica classifica-se como espontânea e induzida. A urticária crónica espontânea não é causada por nenhum estímulo e a induzida subdivide-se em física ou não física de acordo com a causa subjacente.

A urticária crónica física é um grupo heterogéneo em que as pápulas são induzidas por estímulos físicos: frio, calor, pressão, vibração, raios ultravioleta. É uma causa frequente de urticária crónica em crianças e adultos. O diagnóstico de urticária crónica induzida por estímulos físicos baseia-se na história clínica e em testes de provocação. Os objectivos dos testes são determinar os estímulos e avaliar o limiar da resposta.

A urticária induzida pelo frio corresponde a cerca de 3 a 5% das urticárias físicas. Caracteriza-se pelo aparecimento de urticária e/ou angioedema e após exposição a frio (atividades aquáticas, ar frio, chuva, neve, ingestão de bebidas ou alimentos frios ou contacto com objetos frios).

A urticária induzida pelo calor resulta do aparecimento de exantema urticariforme após exposição ao calor ou contacto com objectos quentes (sol, água, ingestão de alimentos quentes). É rara na pediatria, mas com potencial de gravidade elevado. Representa cerca de 3-5% de todas as urticárias físicas. Tipicamente as lesões aparecem alguns minutos após estímulo, no período de aquecimento, desaparecendo em 30-60 minutos. Atinge preferencialmente a face, mãos e pernas. No caso de ser causada pela ingestão de bebidas/alimentos quentes provoca angioedema dos lábios, língua e faringe. Pode associar-se a sintomas sistémicos (cardíacos, respiratórios ou gastrointestinais).

A urticária vibratória caracteriza-se pelo aparecimento de lesões de urticária cerca de 1 a 5 minutos após a aplicação do estímulo vibratório, desaparecendo em média em 30 minutos a 24 horas.  Os sintomas são proporcionais à intensidade do estímulo e à superfície corporal envolvida.

O dermografismo caracteriza-se pela ocorrência de pápulas após uma pressão aplicada sobre a pele, o que pode ser causado durante a fricção, o acto de coçar ou esfregar, desenvolvendo lesões que causam prurido, raramente acompanhadas de angioedema. Devido à formação de pápulas consegue-se escrever na pele.

A urticária de pressão tardia é rara em crianças. Associa-se a angioedema doloroso com aparecimento algumas horas após aplicação de pressão localizada.  As lesões surgem habitualmente ao fim de 3 a 12 horas após a aplicação do estímulo, desaparecendo em média em 36 horas. Atinge preferencialmente as mãos, pés, tronco e nádegas. Os sintomas sistémicos são frequentes (mal estar geral, mialgias e dor nas articulações).                                  A urticária solar caracteriza-se por lesões urticariformes de aparência clássica, desenvolvendo-se minutos após a exposição à luz solar directa. A incidência é baixa com predomínio no sexo feminino. A gravidade dos sintomas geralmente aumenta com a intensidade da exposição ao sol. As áreas da pele que frequentemente são expostas à luz solar são menos sensíveis do que as áreas geralmente cobertas.

O que fazer

A identificação e a eliminação do factor causal da urticária constituem a abordagem terapêutica ideal.

 

Tratamento

No que diz respeito à terapêutica, os anti-histamínicos de 2ª geração na dose habitualmente recomendada constituem a primeira linha de tratamento. Se os sintomas persistirem o médico dispõe de outras terapêuticas como o aumento de dose dos anti-histamínicos até fármacos mais específicos

Evolução / Prognóstico

A UC tem um impacto significativamente negativo na qualidade de vida dos doentes, com elevados  custos  directos  e  indirectos.

A urticária ao frio tem pior prognóstico do que as restantes.

Prevenção / Recomendações

Evicção (afastamento) dos factores desencadeantes.

Saber Mais

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail