Menu

Introdução

Definição

A retinopatia da prematuridade (ROP) é uma doença do desenvolvimento dos vasos sanguíneos do olho (retina) que se encontram imaturos nos bebés que nascem antes do tempo (prematuros).

Frequência

Com o avanço da medicina, a sobrevivência de prematuros mais pequenos tem aumentado de forma substancial, o que tem levado ao aumento da frequência e das formas mais graves da doença.

A ROP é uma das principais causas mundiais tratáveis de cegueira infantil.

Causa

Nos bebés prematuros, o desenvolvimento dos vasos sanguíneos do olho fora do ambiente da barriga da mãe pode dar-se de forma incorrecta, provocando alterações capazes de destruir a retina e consequentemente cegueira.

Quanto menor o tempo de gravidez, menor o peso ao nascer e maior a instabilidade durante o internamento, maior a frequência e potencialmente mais grave será a ROP.

Sinais e sintomas

Numa fase inicial a ROP não apresenta sinais ou sintomas evidentes, pelo que é essencial que todos os bebés de risco sejam observados por um médico oftalmologista experiente.

O que fazer

A ROP é uma doença que tem tratamento pelo que o rastreio é fundamental para diminuir as suas consequências.

A maioria dos países desenvolvidos faz rastreio a todas as crianças que nasçam com menos de 32 semanas de gestação e/ou menos de 1500 gramas.

Tratamento

O diagnóstico é realizado através de uma observação oftalmológica cuidada, feita por um médico oftalmologista.

O tratamento depende da gravidade da ROP. Algumas crianças não necessitam de tratamento, apenas de vigilância. No entanto, nos casos mais graves pode ser necessário tratamento – laserterapia e/ou injecção intraocular.

Evolução / Prognóstico

Esta patologia pode apresentar diferentes graus de gravidade. Formas ligeiras geralmente não deixam sequelas, porém a forma mais grave pode levar a cegueira. Alguns bebés que tiveram ROP podem vir a ter alta miopia, estrabismo, ou outras alterações do desenvolvimento da visão.

Prevenção / Recomendações

Durante o internamento são importantes os esforços para manter o prematuro estável, tentando assim reduzir o risco de ter ROP. O rastreio a todos os bebés de risco e o diagnóstico precoce de ROP permitem um tratamento adequado diminuindo a possibilidade das complicações, nomeadamente cegueira.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail