Menu

Introdução

Definição

A Febre Reumática aguda é uma complicação que pode surgir duas a quatro semanas após uma amigdalite aguda causada por uma bactéria que se chama Streptococcus beta-hemolítico do grupo A. Os doentes com febre reumática aguda apresentam febre, inflamação e dor nas articulações, alterações cardíacas, alterações neurológicas com movimentos involuntários repetitivos e alterações da pele, com zonas de pele vermelhas e zonas com nódulos salientes.

No coração esta doença afecta principalmente as válvulas, mais frequentemente a válvula mitral e em menor frequência a válvula aórtica. Após um episódio grave de febre reumática aguda ou após vários episódios de febre reumática aguda os doentes podem desenvolver alterações no coração crónicas que agravam com o tempo. Estas alterações geralmente surgem 10 a 20 anos após o episódio inicial de febre reumática aguda.

Chama-se Cardite Reumática a este envolvimento cardíaco que resulta de um ou mais episódios de febre reumática aguda. A válvula mais frequentemente afectada nas crianças e adolescentes é a válvula mitral, seguida da válvula aórtica. O problema mais frequente nestes doentes é a válvula mitral deixar de funcionar tão bem e deixar que o sangue volte para trás (no caso da regurgitação mitral) ou impedir que circule para a frente (no caso da estenose mitral), obrigando a que o coração trabalhe mais para que o sangue regresse dos pulmões para o coração. Ao longo do tempo a doença vai evoluindo e a válvula fica mais espessa e deixa de abrir bem, dificultando a passagem do sangue através do seu orifício.

Frequência

A cardite reumática é uma doença associada à pobreza, sendo endémica em países de África, Ásia, América do Sul e algumas zonas da Austrália. Esta doença está praticamente erradicada nos países industrializados.

A cardite reumática é a forma mais frequente de doença cardíaca adquirida em crianças e adultos jovens nos países em desenvolvimento. É responsável por cerca de 15% dos casos de insuficiência cardíaca nos países em que a febre reumática é endémica.  

Causa

A inflamação provocada pela infecção leva a que haja alterações em várias partes do corpo. No coração há inflamação das membranas que envolvem o coração e das válvulas cardíacas que ficam espessadas e podem deixar de funcionar normalmente.

Sinais e sintomas

Os sintomas mais frequentes na febre reumática aguda são a febre, dor e edema das articulações, lesões na pele com zonas de pele ruborizada e zonas com nódulos salientes e em alguns casos alterações neurológicas com movimentos involuntários abruptos não-rítmicos, perda de força muscular e labilidade emocional. Outros sintomas são dor abdominal ou dor no peito e mal estar geral.

Na Cardite Reumática crónica os sintomas surgem porque o coração não está a funcionar normalmente. Os doentes podem sentir cansaço com o esforço e dificuldade em respirar, inchaço à volta dos olhos ou nas extremidades, e necessidade de dormir com a cabeça elevada.

O que fazer

As crianças com estes sintomas devem ser vistas por um médico, inicialmente pelo Médico de Família ou pelo Pediatra. Se estes médicos acharem que o seu filho pode ter febre reumática aguda ou cardite reumática podem pedir alguns exames e vão encaminhar a criança ou adolescente para ser visto por um Cardiologista Pediátrico e fazer exames ao coração – inicialmente um ecocardiograma e um electrocardiograma.

Tratamento

Na febre reumática aguda os doentes são tratados com antibiótico para a amigdalite e se tiverem dor e inflamação das articulações podem ser tratados com anti-inflamatórios não esteróides. Estes doentes vão precisar de fazer uma toma mensal de antibiótico – habitualmente penicilina intramuscular, para evitar novos episódios de febre reumática aguda. O tempo que os doentes precisam de tomar penicilina varia consoante a gravidade do envolvimento cardíaco.

Nos doentes com cardite reumática que tenham sintomas e que o ecocardiograma mostre que o coração não está a funcionar bem podem precisar de ser operados para corrigir o problema de uma ou mais válvulas cardíacas. Na cirurgia pode ser feita a reparação das válvulas (a que se chama plastia) ou pode ser necessário substituir a/as válvula/as afectadas por válvulas artificiais (próteses valvulares).

Os doentes com cardite reumática grave (mesmo que já tenham sido operados) têm que tomar penicilina intramuscular todos os meses para o resto da vida.

Evolução / Prognóstico

A doença cardíaca durante o primeiro episódio de febre reumática aguda é geralmente ligeira. Os doentes com muitos episódios de febre reumática aguda têm maior probabilidade de vir a desenvolver doença cardíaca crónica. Os doentes com doença cardíaca crónica grave podem vir a precisar de cirurgia cardíaca.

Prevenção / Recomendações

  • Para evitar que o seu filho tenha febre reumática aguda é importante que as amigdalites sejam diagnosticadas e tratadas atempadamente.
  • Nos doentes que tenham tido um episódio de febre reumática aguda é muito importante que cumpram a profilaxia secundária com penicilina mensal.
  • Nos doentes com doença cardíaca crónica é muito importante que realizem anualmente a vacina da gripe, que tenham um boa higiene oral com avaliações dentárias todos os anos e que tomem penicilina todos os meses.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail