Dermatite seborreica da infância
Introdução
Definição
É uma inflamação com tendência para melhorar espontaneamente, que afecta primariamente as áreas com maior concentração de glândulas sebáceas (áreas seborreicas): couro cabeludo, face, orelhas e pregas da pele.
Frequência
É mais frequente até aos 4 meses, no entanto pode ocorrer até ao primeiro ano de vida. Afecta igualmente ambos os sexos.
Causa
A causa não é bem conhecida.
É provável a influência do aumento da actividade das glândulas sebáceas por influência de hormonas maternas. O papel da levedura Pityrosporum ovale (Malassezia), detectada na maioria das crianças com dermatite seborreica, e apenas em pequeno número de crianças sem dermatite seborreica, está ainda por esclarecer. Esta levedura é encontrada de forma natural na pele dos humanos e não é contagiosa.
Sinais e sintomas
Observa-se vermelhidão de intensidade variável com descamação fina e seca e/ou manchas vermelhas redondas ou ovaladas, bem delimitadas com descamação amarelada, gordurosa.
As áreas mais frequentemente afectadas são o couro cabeludo e a área da fralda. No couro cabeludo as escamas são em geral mais espessas e gordurosas do que nas restantes localizações. Estas aderem e aglutinam os cabelos formando uma carapaça designada crosta láctea. Outras áreas frequentemente envolvidas são a face (testa, sobrancelhas, sulco nasolabial), região atrás das orelhas, orelhas e pregas da pele (pescoço, axilas e umbigo).
A comichão é mínima ou ausente.
O que fazer
A dermatite seborreica não periga a saúde nem incomoda a criança.
Lesões do couro cabeludo
Quando a descamação e a vermelhidão são leves, basta a lavagem frequente (diária) com champô suave para solucionar a maioria das situações.
Se as escamas forem espessas e aderentes, pode aplicar-se óleo de amêndoas doces ou vaselina líquida cerca de 2 horas antes do banho, massajar suavemente com escova macia e lavar a cabeça com champô suave, tentando remover as crostas sem forçar.
Lesões das restantes áreas
É aconselhado banho com óleo dispersível na água e evitar o uso de sabões.
As pregas da pele, em particular da área da fralda, devem ser bem secas. Nesta localização, devem observar-se os cuidados referidos no capítulo “Dermatite das fraldas”.
Aplicar creme hidratante 1-2x/dia nas áreas afectadas.
Evolução / Prognóstico
O prognóstico é excelente. Alguns casos melhoram em 4 semanas, a maioria até aos 12 meses, mesmo sem tratamento.
A dermatite seborreica da infância não aumenta o risco de dermatite seborreica na idade adulta. Apesar de terem o mesmo nome, são entidades distintas.
Prevenção / Recomendações
Quando consultar o médico?
Se a vermelhidão e/ou descamação forem muito intensas ou generalizadas ou agravarem apesar dos cuidados referidos.
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?