Medidas ambienciais para prevenção de alergia respiratória
Introdução
As medidas ambienciais para prevenção de alergia respiratória são um conjunto de procedimentos / atitudes que podem ser adotados pelo doente e sua família com o objetivo reduzir a frequência dos sintomas de alergia, nomeadamente a asma e rinite, bem como a necessidade de uso de medicamentos para o controlo dos sintomas de alergia.
Frequência
A doença alérgica tem sido cada vez mais frequente em crianças e adolescentes.
Causa
Existem vários fatores que têm contribuído para o aumento da prevalência da doença alérgica, nomeadamente a genética (o risco de doença alérgica é bastante superior se o pai e/ou a mãe também têm doença alérgica), a poluição dentro e fora dos edifícios e a exposição a alergénios.
Sinais e sintomas
A criança/adolescente com rinite pode apresentar obstrução do nariz (“nariz tapado”), com rinorreia (“pingo no nariz”) frequente, comichão do nariz e dos olhos, espirros frequentes, sobretudo de manhã.
A criança/adolescente com asma pode apresentar dispneia (“falta de ar”), tosse e pieira (“gatinhos”) e sensação de aperto torácico.
Estas duas doenças, a asma e rinite, podem existir em simultâneo no mesmo doente.
Os sintomas podem ocorrer mais frequentemente na primavera no caso de alergia aos pólens ou durante todo o ano se alergia aos ácaros.O que fazer
Deve recorrer ao médico no caso da presença dos sintomas mencionados acima, para avaliação da possibilidade de rinite alérgica ou asma.
O diagnóstico de alergia é realizado na grande maioria dos casos pela história clínica e exame físico do doente, podendo ser auxiliado por testes cutâneos de alergia e eventualmente exames laboratoriais.
Tratamento
O tratamento engloba as medidas ambienciais, explicadas na secção Prevenção/Recomendações; o tratamento dos episódios de crise, com o uso de medicamentos para controlo dos sintomas de alergia a nível do nariz, olhos, pele e brônquios, nomeadamente antihistamínicos, corticóides nasais ou inalados, broncodilatadores, modificadores dos leucotrienos, e, consoante evolução clínica, o uso de vacinas anti-alérgicas (imunoterapia).
Evolução / Prognóstico
O seguimento das medidas preventivas ajuda a diminuir o número de vezes que a criança apresenta sintomas e assim melhorar a sua qualidade de vida.
A doença alérgica mantém-se ao longo da vida, mas, se devidamente controlada, permite que a criança tenha uma vida normal.
Prevenção / Recomendações
A prevenção é uma das melhores maneiras de reduzir a frequência das doenças alérgicas, nomeadamente a asma e rinite, bem como a necessidade de medicação para controlar os seus sintomas.
Toda a criança alérgica deve evitar a exposição a irritantes e poluentes. Desde modo salientamos os seguintes pontos:
- Existe maior incidência de asma em crianças cujas mães são ou foram fumadoras. Assim, as mulheres que pretendem engravidar devem deixar de fumar;
- Os asmáticos não devem fumar e os seus familiares devem estar sensibilizados para não o fazerem no interior da casa ou do carro.
- Devem evitar estar muito tempo em cafés, onde o fumo de tabaco é excessivo;
- Evitar a permanência em espaços mal arejados e com cheiros intensos ou onde possam existir gases irritantes, nomeadamente garagens de automóveis, cabeleireiros, perfumarias e outros;
- Evitar atividades físicas no exterior, em áreas cujos níveis de poluição são elevados;
- Se na família existirem casos de alergias conhecidas, ou se o seu filho já sofre de alergia, não lhe ofereça animais de estimação (cães, gatos, coelhos). A sua remoção ou troca revelar-se-ão tarefas difíceis;
- Se tem animais, é preferível que estes não estejam dentro de casa e que não seja permitido o seu acesso aos quartos de dormir. Deve lavar as mãos após contacto com o animal.
As medidas que se seguem serão adaptadas ao caso particular do seu filho e da alergia que lhe foi detectada.
No caso de alergia aos ácaros, devem ser realizadas as seguintes medidas:
- Usar roupa de cama de fibra sintética e lavá-la pelo menos uma vez por semana em água quente (>55ºC);
- Não usar lençóis de flanela, cobertores felpudos ou almofadas/edredões de penas;
- Colocar coberturas anti-ácaros nos colchões e almofadas. O colchão e a almofada devem ser de espuma ou material sintético e revestidos por coberturas impermeáveis anti-ácaros;
- Aspirar o colchão, carpetes e soalho semanalmente;
- Manter o arejamento e ventilação adequadas;
- Diminuir a humidade no interior da casa para menos de 50%;
- Escolher um quarto suficientemente amplo para dormir, com paredes que devem lisas e laváveis;
- O quarto de dormir deve estar o mais simples possível, com mobílias lisas, de fácil limpeza e armários que guardem somente a roupa necessária;
- Remover do quarto peluches e livros;
- Remover as alcatifas do quarto de dormir. Lavar os tapetes semanalmente em água quente;
- O soalho deve ser de cortiça envernizada, tacos ou de material sintético.
- Limpar o pó dos móveis diariamente, com um pano húmido ou com um aspirador;
- Não cobrir a face das crianças com panos ou fraldas para adormecer.
No que diz respeito a alergia a pólens:
- Preferir o interior de casa nos dias de vento mais intenso. Manter as janelas e portas fechadas
- Manter as janelas fechadas nas viagens de carro/comboio;
- Se viajar de carro ou de comboio manter as janelas fechadas;
- Evitar passear nos prados e relvados; caso seja necessário, usar óculos.
Saber Mais
Rinite alérgica
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?