Introdução
O que é um clister opaco?
É um exame de RX que permite, utilizando um produto de contraste, visualizar do intestino grosso (cólon e recto).
Porque se faz um clister opaco?
Para detectar alterações morfológicas ou funcionais, não visualizadas no RX simples, responsáveis pelas queixas do seu filho.
Como se realiza um clister opaco?
Qual a equipa profissional que intervém no exame?
O Médico Radiologista: Orienta e acompanha o exame, interpreta as imagens, faz o relatório
O Técnico de Radiologia: Prepara o contraste, o material necessário, proporciona a visualização do exame e o registo das imagens.
O Auxiliar de acção médica (Assistente Operacional) prepara a sala, ajuda os actos médicos, colabora no posicionamento da criança, na limpeza do material e da sala.
Preparação para o exame
É desejável o intestino estar limpo antes do exame. O serviço de radiologia onde irá fazer o exame entrega-lhe um folheto com a preparação para o exame.
Atenção: Em certos casos pode estar contra indicada a preparação! Contacte o Médico Radiologista quando for marcar o exame caso suspeita da doença de Hirschsprung, colite, patologia cirúrgica aguda ou se a criança tem insuficiência renal, diabetes insípidos.
No nosso serviço (Hospital D. Estefânia, CHLO) recomendamos a seguinte preparação:
0-2 Anos
- Na véspera do exame aplica um clister de limpeza suave à base de glicerina, adequado à idade;
- No dia do exame repete o clister de limpeza e só ingere dieta liquida.
2-10 Anos
- Na véspera faz uma dieta mole (passada) pobre em resíduos; à noite faz um aplica um clister de limpeza suave à base de glicerina, adequado à idade).
- No dia do exame faz um clister de limpeza com água tépida (ferve ½ litro de água, arrefece até ficar tépida e procede à limpeza do intestino até que saia água limpa)
- Toma um pequeno-almoço leve.
+ 10 Anos
- Na véspera faz uma dieta pobre em resíduos (sem hortaliças, sem leguminosas, feijão, grão), à noite faz um Microlax (clister de limpeza à venda nas farmácias).
- No dia do exame faz um clister de limpeza (ferve ½ litro de água, arrefece até ficar tépida e procede à limpeza do intestino até que saia água limpa)
- Toma um pequeno-almoço leve.
Durante o exame
Neste exame, o médico radiologista introduz uma sonda num orifício natural (ânus) da criança e faz um clister por via rectal com um líquido radiopaco (visível ao raio X).
O exame é seguido em tempo real (fluoroscopia) à medida que o contraste progride de forma retrógrada no intestino. São feitas radiografias em diferentes incidências para estudar os vários segmentos do intestino preenchidos com contraste e após a evacuação. Em certos exames o estudo também é feito durante a evacuação.
Este exame pode durar entre 1h a 1h30.
O exame é doloroso?
Podem surgir cólicas intestinais
Após o exame
A criança pode voltar à sua actividade habitual.
Um resultado preliminar oral, mas não definitivo, poder-lhe-á ser transmitido caso o deseja pelo médico radiologista.
Após uma análise atenta do exame, o médico radiologista elabora o relatório. O seu médico assistente comunicará o resultado definitivo na consulta.
Prevenção / Recomendações
Explicar à sua criança o exame
Deve explicar à sua criança de forma simples o que acontece durante o exame. Tranquiliza –a afirmando que estará sempre junto dela. O exame é indolor.
Quais os riscos?
Qualquer intervenção no corpo humano, mesmo conduzida com a máxima competência e segurança pode ter complicações.
Os Serviços de Radiologia dispõem de equipamento de radiologia e de reanimação de acordo com as normas de segurança em vigor.
Os riscos do clister são mínimos e as complicações são excepcionais. Pode surgir uma perfuração ou uma peritonite.
Qual é o risco da irradiação?
Nenhum risco foi demonstrado nos pacientes devido às doses de RX (radiação ionizante) muito baixas emitidas aos pacientes e as precauções para limitar ao mínimo a zona a examinar. Um clister opaco emite cerca de 2,5mSv ou seja o equivalente a um ano de exposição à radiação ionizante natural.
A formação dos Profissionais (Médicos, Técnicos; Enfermeiros; Assistentes Operacionais), o controlo rigoroso dos equipamentos e das salas de exame contribuem para que a dose de radiação seja a mais baixa possível para obter um exame com a qualidade suficiente para permitir o diagnóstico.
A reter |
|
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?