Introdução
Definição
A apendicite é a inflamação do apêndice cecal. O apêndice é um pequeno prolongamento de intestino, localizado na junção do intestino delgado com o cólon (intestino grosso). É a urgência cirúrgica abdominal mais frequente na criança.
Frequência
É uma doença rara no recém-nascido e nos primeiros meses de vida. Torna-se mais frequente na adolescência.
Causa
A causa mais importante para que ocorra apendicite é a obstrução do apêndice que por isso se torna um tubo fechado, onde as bactérias que existem nas fezes se desenvolvem em maior quantidade produzindo inflamação.
O apêndice inflamado aumenta de volume provocando dor, deixa de receber todo o sangue de que necessita pelo que gangrena, podendo mesmo perfurar, provocando uma infecção generalizada a todo o abdómen (peritonite).
Sinais e sintomas
No início a criança tem falta de apetite, deixa de comer, depois fica com náuseas e vómitos e só então começa a queixar-se com dor de barriga. A dor pode começar em redor do umbigo, é uma dor constante, que vai aumentando de intensidade; a criança prefere ficar sentada ou deitada e dobrada sobre si própria. A dor localiza-se depois à parte inferior direita da barriga e é agravada por saltos, tosse ou outros esforços e a criança recusa-se a andar. A palpação da barriga torna-se progressivamente mais dolorosa, sobretudo do lado direito. A febre é geralmente inferior a 38,5º C, e não há habitualmente alterações na eliminação de fezes ou urina.
Se não for feito o diagnóstico e a criança não for operada em 36h, a infecção pode evoluir e generalizar-se a todo o abdómen o que torna a situação muito mais grave.
Há outras doenças que podem parecer-se muito com a apendicite mas o seu médico ou profissional de saúde que observar o seu filho sabe disso e fará os exames necessários para distinguir esta de outras doenças.
O que fazer
Se o seu filho tem estes sintomas deve ser observado por um profissional de saúde logo que possível. Serão realizadas análises e outros exames e, se o diagnóstico se confirmar, o seu filho será encaminhado para ser observado por cirurgião.
Tratamento
O tratamento da apendicite aguda é cirúrgico, e consiste na remoção do apêndice cecal. O apêndice pode ser retirado abrindo o abdómen ou fazendo apenas três pequenos orifícios na parede da barriga – um para ver e os outros para trabalhar. Este procedimento chama-se laparoscopia. O seu filho será medicado com antibióticos e ficará internado entre 3 a 7 dias dependendo do estado de evolução da doença na altura da operação.
Evolução / Prognóstico
A cirurgia é curativa e definitiva. A evolução do pós-operatório e o prognóstico são bons, dependentes do estado de adiantamento da apendicite, da idade da criança, e do estado de saúde / presença de outras doenças prévias.
Prevenção / Recomendações
Uma vez operado o seu filho pode recomeçar a sua rotina sete dias depois e reiniciar desporto ao fim de 15 dias.
No futuro será uma criança e um adulto normal.
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?