Menu

Introdução

Definição

A avulsão consiste no arrancamento da crista ilíaca, em resultado de uma força de tração súbita exercida pelos músculos abdominais, no seu local de inserção.

Epidemiologia

Rara na população em geral, é relativamente frequente no desportista jovem, geralmente de idade inferior a 16 anos no sexo masculino e aos 14 anos no sexo feminino, embora variações individuais grandes permitam a sua ocorrência até 4 anos mais tarde [1].

História Clínica

Anamnese

Uma avulsão incompleta da apófise ilíaca pode resultar de uma súbita e poderosa contracção dos músculos abdominais associada a uma abrupta mudança de direcção durante a corrida.  

Exame objectivo 

Manifesta-se clinicamente por dor sobre a crista ilíaca, exacerbada pela abdução resistida da anca, com o doente em decúbito lateral sobre o lado não lesado.

Avulsão da crista ilíaca

Diagnóstico Diferencial

O diagnóstico diferencial pode fazer-se com lesões musculares nessa localização, desinserções traumáticas ou patologia infecciosa ou tumoral, sendo importante uma boa anamnese, exame objectivo e estudo imagiológico.

Exames Complementares

Imagiologia

O diagnóstico é confirmado por uma radiografia em incidência obliqua da crista ilíaca que deve ser comparada com a do lado oposto [1].

Tratamento

O tratamento é consensualmente conservador, com descarga durante cerca de uma semana no caso de avulsões significativas.

Evolução

O prognóstico é bom, desaparecendo toda a sintomatologia ao fim de 4 a 6 semanas, podendo, habitualmente, a actividade fisíca ser progressivamente retomada, a partir desse momento, com reintegração no gesto desportivo de forma gradual.

Recomendações

Um adequado aquecimento muscular e preparação física, assim como uma prática desportiva ajustada à idade e à fase de desenvolvimento, são as melhores recomendações, enquadrando-se nas medidas preventivas mais eficazes.

Bibliografia

  1. Nicholas JA and Hershman EB: The lower extremity and spine. In sports medicine, vol 2, St Louis, CV Mosby Co, 1986.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail