Menu

Introdução

Definição

A sífilis congénita é uma infecção do recém-nascido (RN) ou da criança. É uma infecção generalizada, muito grave, que pode levar à morte do feto ou do RN ou a problemas muito graves mais tarde, se não for diagnosticada e tratada.

Frequência

Ainda existem casos de sífilis congénita em Portugal apesar de ser uma infecção de diagnóstico fácil e barato e de haver antibiótico específico e barato para tratamento da sífilis na grávida.

Causa

A sífilis é causada pelo Treponema pallidum, uma bactéria muito infecciosa mas muito sensível ao sabão e que só causa doença no ser humano. A doença é adquirida pelos adultos por contacto sexual e a grávida infectada não tratada, transmite a infecção ao feto. Uma grávida com sífilis não tratada tem quase 100% de possibilidade de infectar o seu bebé.

A infecção não deixa imunidade pelo que uma pessoa pode ter sífilis mais do que uma vez. A sífilis é rastreada na gravidez no 1º e 3º trimestres de acordo com as directivas da DGS. Se a mãe não fez análises na gravidez e o filho tiver um dos sinais ou sintomas descritos a seguir, a hipótese diagnóstica de sífilis congénita deve ser colocada.

Sinais e sintomas

A infecção fetal pode levar a morte do feto, a parto antes do tempo (pré-termo) ou a recém-nascido gravemente doente. O RN pode nascer com o abdómen muito grande por aumento do fígado e do baço, pode ter anemia, icterícia, pele a descamar sobretudo nas palmas das mãos e plantas dos pés e ter dor à mobilização sobretudo das pernas por ter lesões a nível dos ossos.

A mãe pode notar que, ao mudar a fralda, o filho chora com dor.

O que fazer

O RN ou a criança com os sinais e sintomas descritos acima tem que ser observado por médico com urgência.

Tratamento

A penicilina é o antibiótico indicado para tratar a sífilis congénita e é administrado pela veia em regime hospitalar. O tratamento pode durar 10 ou 14 dias.

Serão feitas várias análises à criança para saber se está muito gravemente doente e ver se está a responder bem ao tratamento, mas também à mãe para comparar resultados.

Serão ainda feitas radiografias dos membros inferiores, ecografia ao cérebro e outros exames necessários

Evolução / Prognóstico

Se a infecção for identificada precocemente e o tratamento iniciado em tempo útil a criança pode ficar sem sequelas.

As infecções não tratadas no período neonatal porque não foram diagnosticadas, podem deixar sequelas a nível dos membros inferiores, dentes e do desenvolvimento.

Prevenção / Recomendações

A única maneira de evitar a sífilis congénita é a futura mãe fazer análises para saber se tem sífilis antes de engravidar e no 1º e no 3º trimestres. Se tiver vários parceiros sexuais deve fazer também no 2º trimestre. Se a análise for positiva tem que fazer tratamento com penicilina.

O parceiro ou parceiros sexuais têm também que fazer a análise e tratamento se estiverem infectados. Além disso tem que haver prova de cura e de não reinfecção com repetição da análise periodicamente para ver se se mantém negativa.

Saber Mais

Sífilis do adulto

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail