Menu

Introdução

Definição

A desidratação corresponde a uma perda excessiva de água corporal. Os recém-nascidos (RN) são particularmente sensíveis a perdas de água já que 70% do seu corpo é composto por água. A hipernatremia corresponde a um aumento da concentração de sódio no organismo.

Frequência

A frequência é estimada em 1 a 2% dos recém-nascidos.

Causa

A desidratação hipernatrémica pode acontecer nos recém-nascidos em aleitamento materno exclusivo, quando a produção de leite não é suficiente, ou quando o RN não consegue extrair o leite da mama.

O aleitamento materno exclusivo continua a ser o melhor para a mãe e para o bebé, desde que devidamente acompanhado.

Sinais e sintomas

Frequentemente os sintomas são pouco específicos e subtis. O RN pode aparentar menos vontade de mamar, com sucção mais débil. Pode estar irritável por períodos e prostrado (mole e pouco reactivo) noutros. Pode ter a pele amarela (icterícia) e muito seca. Tem menos urina e dejecções (estas podem ser ainda escuras como as do nascimento) e perdeu muito peso - ainda não recuperou o peso do nascimento aos 10 dias de vida e/ou continua a perder peso.

O que fazer

O RN deve ser observado por um profissional de saúde. Deve ser pesado para que se perceba quanto peso perdeu e pode precisar de análises ao sangue.

Tratamento

De acordo com a gravidade da situação o seu bebé pode precisar de ficar internado e de ser hidratado com soro. Em casos de menor gravidade pode precisar apenas de reforçar a alimentação com fórmula infantil mantendo vigilância do peso.

Se existirem complicações pode precisar de outros tratamentos.

Evolução / Prognóstico

A evolução depende muito da gravidade da situação. A maioria dos casos são ligeiros e têm evolução favorável. As situações mais graves têm pior prognóstico.

Prevenção / Recomendações

Se está a amamentar em exclusivo o seu bebé (o que é a prática recomendada), deve ter em atenção certos sinais:

  • Sensação de esvaziamento da mama após a amamentação;
  • O RN deve ter 6-8 fraldas molhadas por dia (com urina);
  • O RN deve ter 2-4 dejecções por dia;
  • Deve ser pesado entre o 3º e o 6º dia de vida e novamente até ao 10º dia (idealmente deve ter a primeira consulta de saúde infantil até ao 10º dia de vida).

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail