Avulsão da Crista ilíaca no atleta jovem
Introdução
Definição
A avulsão consiste no arrancamento da crista ilíaca, em resultado de uma força de tração súbita exercida pelos músculos abdominais, no seu local de inserção.
Epidemiologia
Rara na população em geral, é relativamente frequente no desportista jovem, geralmente de idade inferior a 16 anos no sexo masculino e aos 14 anos no sexo feminino, embora variações individuais grandes permitam a sua ocorrência até 4 anos mais tarde [16].
História Clínica
Anamnese
Uma avulsão incompleta da apófise ilíaca pode resultar de uma súbita e poderosa contracção dos músculos abdominais associada a uma abrupta mudança de direcção durante a corrida.
Exame objectivo
Manifesta-se clinicamente por dor sobre a crista ilíaca, exacerbada pela abdução resistida da anca, com o doente em decúbito lateral sobre o lado não lesado.
Diagnóstico Diferencial
O diagnóstico diferencial pode fazer-se com lesões musculares nessa localização, desinserções traumáticas ou patologia infecciosa ou tumoral, sendo importante uma boa anamnese, exame objectivo e estudo imagiológico.
Exames Complementares
Imagiologia
O diagnóstico é confirmado por uma radiografia em incidência obliqua da crista ilíaca que deve ser comparada com a do lado oposto.
Tratamento
O tratamento é consensualmente conservador, com descarga durante cerca de uma semana no caso de avulsões significativas.
Evolução
O prognóstico é bom, desaparecendo toda a sintomatologia ao fim de 4 a 6 semanas, podendo, habitualmente, a actividade física ser progressivamente retomada, a partir desse momento, com reintegração no gesto desportivo de forma gradual.
Recomendações
Um adequado aquecimento muscular e preparação física, assim como uma prática desportiva ajustada à idade e à fase de desenvolvimento, são as melhores recomendações, enquadrando-se nas medidas preventivas mais eficazes.
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?