Síndrome McCune Albright
Introdução
A síndrome McCune-Albright é uma condição médica rara que afeta vários sistemas do corpo, incluindo a pele, esqueleto e glândulas endócrinas.
Frequência
A prevalência desta síndrome é rara, de 1:100.000 a 1:1.000.000
Causa
Esta doença é causada por uma alteração genética espontânea que ocorre em alguns órgãos do corpo durante o desenvolvimento embrionário e não é herdada dos pais.
Sinais e sintomas
Esta doença caracteriza-se por:
1 - Displasia fibrosa óssea: os ossos tornam-se frágeis nesta síndrome e fraturam facilmente podendo resultar em deformidades e dor ósseas;
2 – Manchas café-au-lait: manchas mais escuras dispersas pela pele;
3 – Alterações endócrinas: alterações nas hormonas podem levar a puberdade precoce, alteração das hormonas tiroideias ou da hormona de crescimento.
Outros sintomas que podem estar presentes: hemorragia vaginal ou pequeno sangramento vaginal (spotting), desenvolvimento precoce do tecido mamário, crescimento testicular e peniano e o odor corporal. A escoliose também é comum nesta síndrome.
O que fazer
Esta doença não apresenta tratamento específico, sendo que a sua abordagem é orientada pelos sintomas manifestados pelo doente.
Pode passar pela administração de suplementos de fósforo e vitamina D, mas também na administração de medicamentos para parar a progressão da puberdade, como principal objetivo de preservar a altura em idade adulta.
Evolução / Prognóstico
Esta síndrome é uma doença crónica, cuja gravidade depende dos órgãos envolvidos. Raramente se associa a malignidade.
A transformação maligna das lesões de FDO ocorrem em menos de 1% dos doentes.
Prevenção / Recomendações
O aconselhamento genético é recomendado.
Algumas recomendações:
- Evitar quedas / lesões;
- Apoio psicológico pode ser necessário dado tratar-se de uma doença crónica, com complicações / sequelas associadas;
- Grupos ou organizações de doenças raras: procurar outras famílias que também tenham filhos com esta doença, por forma a partilhar novos avanços na abordagem da síndrome;
- Atividade física e dieta saudável: ajudam a fortalecer os ossos.
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?