Síndrome Cornélia de Lange
- Alterações da visão
- Surdez/ Perda de audição
- Ansiedade
- Auto-agressão
- Birras
- Comportamento agressivo
- Depressão
- Gestos repetidos
- Hiperactividade
- Problemas de atenção/ concentração
- Atraso de crescimento
- Atraso de desenvolvimento
- Convulsões
- Dificuldade em engolir
- Hirsutismo - excesso de pelos
- Cabeça pequena (microcefalia)
- Malformação congénita
- Escroto vazio
Introdução
A síndrome Cornélia de Lange (SCdL) é uma doença genética rara que atinge vários órgãos e sistemas e caracteriza-se por alterações físicas, cognitivas e comportamentais com diferentes graus de atingimento.
Fequência
A incidência varia entre 1:10000 a 1:50000 nascimentos e atinge ambos os sexos de igual forma.
Causa
É causada por alterações genéticas, sendo que atualmente são conhecidos 7 genes que podem estar envolvidos nesta doença.Sinais e sintomas
Os sintomas são muito variados, dependendo da alteração genética. As alterações físicas típicas incluem a cabeça pequena, sobrancelhas grossas, arqueadas e confluentes, nariz curto com ponta elevada, lábio superior fino, ausência de um ou mais dedos das mãos, malformações dos braços e excesso de pêlo no corpo.
Outro sintoma muito frequente é a doença de refluxo gastroesofágico e as dificuldades alimentares. Outros sistemas também podem estar envolvidos condicionando alterações cardíacas, neurológicas, genitourinárias e oftalmológicas.
Habitualmente as crianças apresentam atraso do crescimento e do desenvolvimento psicomotor e alterações do comportamento que podem incluir a auto-agressão, agitação, e ansiedade.
O que fazer
Se a criança apresentar características da síndrome de Cornélia de Lange, o diagnóstico pode ser realizado com base em critérios clínicos e confirmado através de um teste genético.
Tratamento
A criança deve ser acompanhada por uma equipa multidisciplinar com o objectivo principal de melhorar a qualidade de vida.
De acordo com as comorbilidades associadas pode ser necessária intervenção farmacológica e cirúrgica, devendo ser avaliada caso a caso.
A terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia são fundamentais para melhoria da capacidade comunicativa, do desenvolvimento da criança e da participação na vida diária.
A utilização de ortóteses pode melhorar a função motora e mobilidade.
Evolução / Prognóstico
Actualmente, os indivíduos com síndrome Cornélia de Lange podem viver até a idade adulta e idade mais avançada, dependendo da gravidade dos sintomas apresentados e das comorbilidades associadas.
Saber Mais
1. Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras: https://rarissimas.pt/
2. Associação Brasileira Síndrome Cornelia de Lange: http://www.cdlsbrasil.org/
3. World Federation of Cornelia de Lange syndrome: https://www.cdlsworld.org/xwiki/bin/view/Main/
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?