Malformações genitais femininas
Introdução
Definição
As malformações dos genitais femininos são anomalias que afetam os genitais externos, vagina ou útero.
Frequência
Estas malformações surgem em 0,4 a 10,8% indivíduos na população geral. No entanto aponta-se a frequência seja superior dado que muitas mulheres são frequentemente assintomáticas.
Causa
A malformações dos genitais femininos são defeitos congénitos, ou seja, ao nível do desenvolvimento embriológico durante a gravidez.
Sinais e sintomas
Os sintomas mais frequentes são:
- amenorreia (ausência de menstruação)
- dismenorreia (dor pélvica aquando período menstrual)
- dispareunia (dor durante relações sexuais)
- dor pélvica
- infertilidade
- abortamento de repetição
- parto pré-termo
O que fazer
Perante a suspeita de malformações do trato genital é necessária avaliação por um médico experiente recorrendo a um exame ginecológico e exames imagiológicos complementares como ecografia ginecológica ou ressonância magnética.
Tratamento
O tratamento das anomalias do trato genital feminino depende do tipo de malformação. Determinados defeitos não interferem com a qualidade de vida permanecendo sem sintomas e sem complicações e por isso não necessitam de tratamento. Em determinadas malformações é necessário cirurgia com o objetivo de recuperar a anatomia do útero, vagina ou genitais externos e melhorar os sintomas.
Evolução / Prognóstico
O prognóstico das malformações do trato genital feminino está dependente da anomalia presente. Com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas é possível a correção destas malformações com bons resultados em termos de melhoria da sintomatologia e recuperação da capacidade sexual e reprodutiva.
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?