Menu

Introdução

O que é um trânsito intestinal?

É um exame de RX que permite, utilizando um produto de contraste por via oral, visualizar o tubo digestivo (esófago, estômago, intestino).

Porque se faz um trânsito intestinal?

Permite detectar alterações morfológicas ou funcionais do tubo digestivo, não visualizadas no RX simples, nem na ecografia, responsáveis pelas queixas do seu filho.

Como se realiza um trânsito intestinal?

Quais os profissionais que intervêm no exame?

Médico Radiologista: Orienta e acompanha o exame, interpreta as imagens, faz o relatório

Técnico de Radiologia: Prepara o contraste, e o material necessário, proporciona a visualização do exame e o registo das imagens.

Auxiliar de acção médica (Assistente operacional) prepara a sala, ajuda os actos médicos, colabora no posicionamento da criança e na limpeza do material e da sala.

Preparação para o exame

No nosso serviço recomendamos a seguinte preparação:

0-2 Anos

  • Vem em jejum de 4 horas (sem comer e beber).

>2 Anos

  • Na véspera faz uma dieta pobre em resíduos sem hortaliças legumes, leguminosas feijão, grão.
  • Vem em jejum de 5 horas

NOTA: Este exame pode durar 4 horas. Em certos casos pode prolongar-se até 24 horas.

Durante o exame

Neste exame, a criança bebe um produto de contraste, que é inerte e não é tóxico, misturado com água. É necessária a sua ajuda, caso ela ainda não tenha idade para colaborar. Em certos casos o contraste pode ser introduzido através de uma sonda nasogástrica.

Após a ingestão do contraste o exame é seguido em tempo real (fluoroscopia) ou deferido à medida que o contraste progride no esófago, estômago e intestino. São feitas radiografias em diferentes incidências para estudar os vários segmentos do tubo digestivo preenchidos pelo contraste.

Este exame pode durar 4 horas. Em certos casos pode prolongar-se até 24 horas.

O exame é doloroso?

Podem surgir cólicas intestinais.

Recomendações

Explicar à sua criança o exame

Deve explicar à sua criança de forma simples o que acontece durante o exame. Tranquiliza – a afirmando que estará sempre junto dela, que o exame, embora possa ser desconfortável, não é doloroso e que se estiver calma e colaborante é mais fácil, rápido e os resultados finais são melhores.

Quais os riscos?

Qualquer intervenção no corpo humano, mesmo conduzida com a máxima competência e segurança pode ter complicações.

Os Serviços de Radiologia dispõem de equipamento de radiologia e de reanimação de acordo com as normas de segurança em vigor.

Os riscos são mínimos e as complicações são excepcionais. Pode ocorrer passagem do contraste para a traqueia e pulmão por aspiração ou pela existência de uma fístula (malformação anatómica) ou saída do contraste do tubo digestivo numa complicação da doença ou da cirurgia. A sala de exame e a equipa médica está alertada e preparada para essa eventualidade.

Qual é o risco da irradiação?

Nenhum risco foi demonstrado nos pacientes devido às doses de RX (radiação ionizante) muito baixas emitidas aos pacientes e as precauções para limitar ao mínimo a zona a examinar.   

A formação dos Profissionais (Médicos, Técnicos; Enfermeiros; Assistentes Operacionais), o controlo rigoroso dos equipamentos e das salas de exame contribuem para que a dose de radiação seja a mais baixa possível para obter um exame com a qualidade suficiente para permitir o diagnóstico.

A reter
  • O trânsito intestinal é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante (Rx) e permite o estudo do tubo digestivo.
  • É necessário estar em jejum de sólidos e líquidos. Seguir as recomendações do Serviço de radiologia.
  • É importante a colaboração da criança. Pode acompanha-la durante o exame caso não esteja grávida. Habitualmente é indolor.
  • O radiologista pediátrico segue o trânsito, interpreta o exame e elabora o relatório que será enviado posteriormente ao médico assistente.
  • O resultado ser-lhe-á comunicado e explicado pelo médico assistente.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail