Pectus carinatum, Pectus arcuatum
Introdução
Pectus Carinatum
Definição
O Pectus carinatum, peito de pombo, caracteriza-se por uma angulação anterior do esterno e protrusão das cartilagens costais. Esta anomalia afecta mais o sexo masculino, sendo menos frequente que o Pectus excavatum (15% dos casos). Pode ser simétrico ou assimétrico.
O Pectus carinatum é uma deformidade esporádica com agravamento na fase de crescimento rápido da adolescência, tornando-se muito proeminente e agravada por postura anómala.
Pectus Arcuatum
Definição
Deformidade muito rara, com protuberância do manúbrio esternal e afundamento do corpo do esterno. Resulta da ossificação e fusão precoce da junção manúbrio-esternal e restantes centros de ossificação esternal e vai agravando com o crescimento da criança até à adolescência.
História Clínica
Pectus Carinatum
Anamnese
Existe habitualmente um intervalo livre de 2 a 4 anos entre o reconhecimento da deformidade e o diagnóstico, enfatizando a importância de um diagnóstico precoce mais atempado.
Tratamento
Pectus Carinatum
Tratamento médico
Actualmente o tratamento de eleição é feito com um colete de compressão dinâmica do tórax que, ao aproveitar a compliance e a elasticidade do tórax na criança e no adolescente, vai remodelando com o tempo a angulação do esterno e das cartilagens costais em simultâneo com a expansão lateral compensatória do tórax anterior. O colete de compressão, na fase inicial de correcção, deve ser usado quase 24 horas por dia mas, após a obtenção de um tórax plano, deve ser utilizado apenas 12 horas por dia até terminar a fase de manutenção com completa correcção da deformidade. O tratamento cirúrgico raramente é necessário.
Tratamento Cirúrgico
O tratamento cirúrgico raramente é necessário.
Pectus Arcuatum
O tratamento é sempre cirúrgico, com esternocondroplastias e esternotomia em cunha apoiada em material de osteossíntese, preferencialmente entre os 14 a 16 anos de idade.
Bibliografia
- Pectus Excavatum and Pectus Carinatum: Associated Conditions, Family History, and Postoperative Patient Satisfaction - Yuksel M et al.
-
Korean J Thorac Cardiovasc Surg. 2016 Feb;49(1):29-34
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?