Hipertrofia dos pequenos lábios
Introdução
Definição
Hipertrofia dos pequenos lábios define-se como um alongamento para além dos grandes lábios ou uma largura dos pequenos lábios superior a 5cm.
Epidemiologia
A etiologia permanece desconhecida, atribuindo-se a maioria dos casos a um evento congénito. Existem contudo diversas propostas tais como tracção mecânica (como a verificada em algumas tribos africanas), inflamação crónica (mecânica ou química), infeção parasitária, uso indiscriminado de anabolizantes ou decorrente do ato sexual.
História Clínica
Anamnese
Embora a maioria das doentes seja assintomática, os sintomas típicos podem ser inflamação/infecção, dor, problemas relacionados com a higiene particularmente durante o período menstrual, interferir com o ato sexual ou com atividade física como corrida, ciclismo, natação. Pode ainda haver um estigma psicológico com a aparência conduzindo a receios pela mulher ou sensação de desconforto por sentir que tem necessidade de “dobrar” o lábio para reduzir as suas dimensões.
Exame objectivo
A avaliação implica um conhecimento das variantes anatómicas do desenvolvimento genital nos diversos estadios etários. Deve ser inspecionada a distribuição pilosa, a pele, os grandes e pequenos lábios, o clítoris, o corpo perineal e o ânus. O pequeno lábio deve ser totalmente distendido avaliando a sua simetria e dimensões.
Diagnóstico Diferencial
O diagnóstico diferencial faz-se com líquen escleroso, vulvite, quisto, lipoma, alargamento assimétrico dos grandes lábios juvenil (CALME – childhood asymmetric labium majus enlargement) ou abcesso.
Tratamento
Cirurgia
A labioplastia, também designada ninfoplastia, consiste na remoção do tecido hipertrófico e restituição da simetria nos pequenos lábios. A intervenção deve também ser realizada numa idade mais avançada (idealmente depois dos 16 anos) para evitar uma re-intervenção por crescimento posterior e para um maior entendimento e consentimento (se procedimento durante a adolescência, deve haver o consentimento do responsável legal).
A técnica mais utilizada consiste n a amputação linear do tecido excedentário com subsequente sutura da parede livre, sob anestesia local. Nesta técnica perde-se o contorno natural dos pequenos lábios e está associada, embora raramente, a fibrose excessiva da sutura com dor subsequente. Outras técnicas relatadas podem ser a recessão em “V”, em “Z” ou em “estrela”, a desepitelização, a plastia em “W”, a labiopalstia laser, fenestração e a redução composta.
Deve ter-se particular atenção para não lesar o clítoris e o capuz clitoriano.
Antibioterapia
Não está indicada, embora hajam estudos que descrevem a utilização de antibioterapia tópica juntamente com a realização do penso operatório.
Algoritmo clínico/ terapêutico
A maioria dos casos não requer intervenção cirúrgica. Se persistência das queixas ou por motivos estéticos pode ser feita a labioplastia com recurso a uma das técnicas atrás referidas.
Evolução
Possíveis complicações que devem ser discutidas são a formação de cicatriz que pode conduzir a dor crónica e disparêunia e que o resultado cosmético varia.
Independente da técnica selecionada, todas apresentam bons resultados pós-operatórios com elevada satisfação das utentes e baixa morbilidade.
Recomendações
A maioria dos casos deve ser esclarecida e tranquilizada, com o ensino que a sua anatomia não se encontra alterada, não necessitando de intervenção.
Bibliografia
Reddy J, Laufer MR. Hypertrophic labia minora. J Pediatr Adolesc Gynecol. 2010 Feb;23(1):3-6.
Tepper OM, Wulkan M, Matarasso A. Labioplasty: anatomy, etiology, and a new surgical approach. Aesthet Surg J. 2011;31(5):511-8.
Gulia C, Zangari A, Briganti V, Bateni ZH, Porrello A, Piergentili R. Labia minora hypertrophy: causes, impact on women's health, and treatment options. Int Urogynecol J. 2017 Jan 18.
Oranges CM, Sisti A, Sisti G. Labia minora reduction techniques: a comprehensive literature review. Aesthet Surg J. 2015 May;35(4):419-31
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?