Menu

Introdução

A linfadenite é a inflamação ou aumento das dimensões de um gânglio linfático. Os gânglios linfáticos são nódulos ovóides que normalmente variam em tamanho de alguns milímetros a 2 cm. Eles são distribuídos em aglomerados ao longo do curso dos vasos linfáticos localizados em todo o corpo. Têm como principal função filtrar microrganismos e células anormais que se acumulam na linfa.

O aumento dos gânglios linfáticos é uma característica comum em várias doenças. A maioria dos casos é causado por uma infeção localizada ou sistémica. Raramente pode ser causada por uma doença auto-imune ou maligna.

Sinais e sintomas

A linfadenite cervical manifesta-se como protuberâncias que podem ser visíveis ou palpáveis no pescoço (anteriores, laterais ou posteriores). Podem ser dolorosos, especialmente ao toque. Além disso, pode estar associado a vermelhidão e calor na região.

Os doentes podem ainda apresentar outros sintomas, dependendo da causa da linfadenite cervical. Por exemplo, no caso de ser causada por uma infeção das vias aéreas superiores (constipação; gripe), podem ainda estar presentes sintomas como rinorreia (“pingo”), obstrução nasal ou tosse.

O que fazer

Perante gânglios linfáticos aumentados, a criança deve ser avaliada por um médico. A necessidade de exames complementares vai depender essencialmente do tempo de duração e dos sintomas associados. Podem ser necessários exames como:

  • Análises laboratoriais;
  • Zaragatoa da orofaringe;
  • Ecografia cervical;
  •  Punção aspirativa por agulha;
  • Incisão do gânglio com drenagem;
  • Mais raramente, pode ser necessária a excisão com biópsia do gânglio.

Tratamento

O tratamento vai depender da causa da linfadenite cervical.

Na maioria dos casos, não é necessário tratamento específico, porque são causados por infeções respiratórias das vias superiores.

Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?

Envie as suas sugestões

Newsletter

Receba notícias da Pedipedia - Enciclopédia Online no seu e-mail