Herpes genital
Introdução
Definição
O herpes genital consiste numa infecção sexualmente transmissível que se caracteriza pela presença de vesículas ou úlceras na região genital. Trata-se de uma infecção crónica sendo que o vírus permanece latente no organismo existindo períodos de reactivação.
Frequência
Consiste numa das causa mais frequentes de úlceras na região genital e rectal.
Causa
É provocada por um vírus denominado herpes vírus simplex (HSV). Existem dois tipo de vírus; o tipo 1 que consiste no principal causador de herpes orolabial e o tipo 2 que é responsável pela maioria dos casos de herpes genital.
Sinais e sintomas
Os sintomas mais frequentes são:
- lesões vesiculares ou ulceradas na região genital;
- prurido vulvar;
- disúria (ardor ao urinar);
- sintomas sistémicos: febre, mialgias, cefaleias;
Esta infecção pode não apresentar sintomas.
O que fazer
Perante a suspeita de uma infecção por herpes simplex é necessária avaliação por um médico experiente recorrendo a um exame ginecológico e exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento do herpes genital consiste na realização de tratamento com medicação anti-vírica oral com aciclovir, valaciclovir ou famaciclovir.
Evolução / Prognóstico
A infecção por herpes vírus sendo uma infecção crónica apresenta períodos de reactivação com surgimento de sintomatologia normalmente menos intensa do que num episódio primário. O risco de recorrência depende do tipo de vírus presente. Por vezes, em situações com elevado número de recorrências torna-se necessária a realização de tratamento a longo prazo.
Prevenção / Recomendações
Casais em que apenas um dos elementos apresenta infecção activa ou antecedentes de herpes genital deve utilizar método barreira ou evitar relações sexuais durante a fase activa.
Deseja sugerir alguma alteração para este tema?
Existe algum tema que queira ver na Pedipedia - Enciclopédia Online?